plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
DINOSSAUROS

Pegadas de 140 milhões de anos são encontradas no MS 

Em Nioque, cidade de 13 mil habitantes do interior do Mato Grosso do Sul, cientistas encontraram mais uma evidência paleontológica em solo brasileiro: marca dos pés de animais pré-históricos. A descoberta foi publicada no Journal of South American Earth Sciences.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pegadas de 140 milhões de anos são encontradas no MS  camera Pesquisadores brasileiros encontram pegadas de dinossauros | Rafael Costa da Silva/Divulgação

Uma pesquisa realizada na cidade de Nioaque, no Mato Grosso do Sul, revelou a presença de pegadas de dinossauros que caminharam na região há 140 milhões de anos. Os cientistas do Serviço Geológico do Brasil e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda encontraram fósseis de um animal dentro de uma toca fossilizada. A pesquisa foi publicada no Journal of South American Earth Sciences.

De acordo com os cientistas, ainda não é possível dizer a quais espécies as pegadas pertencem, mas a equipe identificou que elas são de dinossauros terópodes (carnívoros) e ornitópodes (herbívoros). Isso foi possível porque essas duas espécies tinham patas de formatos diferentes, o que se reflete nas pegadas.

Segundo o especialista, as pegadas dão pistas do tamanho dos dinossauros
📷 Segundo o especialista, as pegadas dão pistas do tamanho dos dinossauros |Rafael Costa da Silva/Divulgação

O pesquisador Rafael Costa da Silva, especialista em pegadas fósseis, explica como identificar cada tipo de dinossauro: “Os herbívoros, como os ornitópodes, tem dedos mais arredondados, e a ponta parece um casco. Os terópodes têm um pé de galinha típico, com três dedos e garras nas pontas”. Segundo o especialista, as pegadas dão pistas do tamanho dos dinossauros que tinham de um a seis metros de comprimento.

VEJA TAMBÉM!

A descoberta fez com que os pesquisadores mudassem a classificação geológica do local. Até, então, acreditava-se que as rochas dessa região eram de origem glacial, formadas há 300 milhões de anos. Naquela época, o território onde hoje é o Brasil estava deslocado para o sul do globo, próximo à Antártida. Esse período é conhecido como Carbonífero. Foi só 100 milhões de anos depois que o movimento das placas tectônicas começou a levar os continentes à localização atual.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias