plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CORONAVÍRUS

Evandro Chagas confirma chegada da cepa indiana ao Brasil

Tripulantes de navio que passou por Malásia e África do Sul estão contaminados com a cepa B.1.617.2. Um deles está internado em um hospital privado, em São Luís

Imagem ilustrativa da notícia Evandro Chagas confirma chegada da cepa indiana ao Brasil camera O Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo Lula, confirmou em entrevista coletiva na manhã de hoje (20) os primeiros registros oficiais da cepa indiana (B.1.617.2) do novo coronavírus no Brasil | Agência Maranhão

A variante B.1.617 da Covid-19 tem se alastrado na Índia, provocando números recordes de infecções e óbitos. Mais de 22 milhões de indianos já contraíram o novo coronavírus, e as mortes diárias estão em torno de 4.000. Segundo a OMS, a cepa indiana é motivo de "preocupação global".

O Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Eduardo Lula, confirmou em entrevista coletiva na manhã de hoje (20) os primeiros registros oficiais da cepa indiana (B.1.617.2) do novo coronavírus no Brasil. Estavam contaminados com a Covid-19 15 tripulantes do navio MV Shandong da Zhi. De bandeira chinesa, o navio zarpou da Malásia e fez uma parada na África do Sul, onde houve embarque de tripulantes. A embarcação foi fretada pela Vale para transporte de minério de ferro.

Através de uma nota técnica, o Instituto Evandro Chagas, órgão ligado a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), confirmou a presença da variante em seis tripulantes da embarcação.

Variante encontrada na Índia é de 'preocupação global'

Brasil barra voos de três países para evitar nova variante

No último domingo (16), o Governo do Maranhão foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que um tripulante indiano havia dado entrada em um hospital privado de São Luís, com sintomas da Covid-19.

O navio está em quarentena, na área de fundeio, e não adentrou no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís. Apenas um tripulante segue internado, em um hospital privado, na capital maranhense. O paciente é um homem de nacionalidade indiana, de 54 anos, que começou a ter sinais e sintomas no dia 4 de maio, apresentando febre. Procedimentos médicos foram realizados antes da remoção do marítimo para o hospital, no dia 13 de maio, mas os sintomas persistiram. A remoção do paciente foi realizada por meio de helicóptero, por determinação médica.

Durante a inspeção no navio, foram coletadas amostras do tipo PCR dos tripulantes. O material coletado foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) e para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para a realização do sequenciamento genômico.

Segundo a Secretaria de Saúde do Maranhão, dois tripulantes apresentam sintomas leves, 12 continuam assintomáticos e nove testaram negativo e não apresentam quadro suspeito para Covid-19.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias