Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Essas defesa atua de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde. Elas podem ser encontradas no plasma, na superfície de algumas células, no líquido intersticial e até mesmo no leite materno.

Mas um bebê surpreendeu a equipe médica nesta quarta-feira (19), por nascer com anticorpos contra o novo coronavírus na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina. De acordo com a Secretaria de Saúde da Cidade, a mãe, Talita Izidoro, que é médica, foi vacinada contra o vírus quando estava na 34ª semana de gravidez.

LEIA TAMBÉM!

Enrico nasceu no dia 9 de abril e o teste que registrou a presença de anticorpos foi realizado dois dias depois. O teste de neutralização SARS-COV-2 foi feito com amostras de sangue da criança por um laboratório catarinense e confirmado por especialistas de fora do estado. O resultado mostrou 22% de anticorpos nas amostras analisadas.

Ainda segundo as autoridades de saúde, esse é o primeiro caso desse tipo documentado na região e provavelmente o primeiro caso em Santa Catarina.

Enrico passará por novos testes com 3 e 6 meses para confirmar se ele segue com anticorpos, principalmente porque a duração da proteção em um bebê ainda é desconhecida.

MAIS ACESSADAS