plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PREOCUPAÇÃO

Paciente com variante indiana piora e é intubado no Maranhão

Mais de 22 milhões de indianos já contraíram o novo coronavírus, e as mortes diárias estão em torno de 4.000.

Imagem ilustrativa da notícia Paciente com variante indiana piora e é intubado no Maranhão camera Os demais tripulantes do navio ancorado em São Luís que tiveram teste positivo para Covid-19 permanecem com sintomas leves ou assintomáticos. | Rovena Rosa/Agência Brasil

A variante B.1.617 da Covid-19 tem se alastrado na Índia, provocando números recordes de infecções e óbitos. Mais de 22 milhões de indianos já contraíram o novo coronavírus, e as mortes diárias estão em torno de 4.000. Segundo a OMS, a cepa indiana é motivo de "preocupação global".

Dois casos suspeitos da cepa indiana são registrados no Pará

Por que a variante indiana preocupa o Brasil e o mundo?

No Brasil, o Governo do Estado do Maranhão confirmou os primeiros casos de covid-19 provocados pela variante B.1.617.

Um paciente internado no Maranhão infectado pela cepa do coronavírus Sars-Cov-2, apresentou uma piora em seu quadro de saúde e foi intubado. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do estado, Carlos Eduardo Lula, em entrevista à GloboNews.

Ainda de acordo com o secretário, os demais tripulantes do navio ancorado em São Luís que tiveram teste positivo para Covid-19 permanecem com sintomas leves ou assintomáticos.

Ao todo, o navio Shandong da Zhi que veio da África do Sul e foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís, tinha 24 tripulantes, sendo que até o momento apenas nove não receberam o diagnóstico da doença.

"Os demais tripulantes devem ser testados hoje para mais uma vez se entender como está sendo a contaminação", disse Carlos Lula. Com exceção do paciente intubado em um hospital de São Luis, os demais tripulantes seguem no navio, sendo monitorados por uma equipe da secretaria.

Segundo Carlos Lula, o governo do Maranhão tem promovido testagem com toda a equipe médica que tem contato com o paciente infectado pela nova variante. De 85 amostras coletadas, pelo menos 40 já tiveram resultado divulgado -todas com resultado negativo.

O secretário afirmou que providências estão sendo tomadas para que a variante, considerada de alta transmissibilidade e ainda com seus efeitos sendo pesquisados, não se espalhe.

"Não podemos ter uma terceira onda com uma variante dessas, por isso toda nossa preocupação para evitar transmissão local", disse.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias