plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NISE YAMAGUCHI

Médica que sugeriu mudança da bula de cloroquina fala na CPI

Numa reunião com o governo federal, a pesquisadora defendeu alterar a bula da cloroquina. Sua intenção seria definir o medicamento como eficaz contra o coronavírus.

Imagem ilustrativa da notícia Médica que sugeriu mudança da bula de cloroquina fala na CPI camera Nise foi a médica que estimulou a alteração da bula da cloroquina. | Reprodução Instagram

A audiência da próxima terça-feira (1º) da CPI da Pandemia terá o depoimento de mais um defensor da hidroxicloroquina no combate a covid-19.

A pedido do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), a médica Nise Yamaguchi enfrentará as perguntas dos senadores a partir das 9 horas. Oncologista e imunologista, além de diretora do Instituto Avanços em Medicina, de São Paulo, ela defende o chamado "tratamento precoce" para a covid-19 e chegou a propor a alteração da bula do remédio, comprovadamente ineficaz contra o vírus.

No requerimento, o parlamentar lembra que, em depoimento à CPI, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres,disse que, numa reunião com o governo federal, a pesquisadora defendeu alterar a bula da cloroquina. Sua intenção, segundo Barra Torres, seria definir o medicamento como eficaz contra o coronavírus. Barra Torres deixou clara sua recusa ao procedimento.

"Yamaguchi é conhecida por defender a hidroxicloroquina e a cloroquina no tratamento de pacientes infectados com o Sars-Cov-2 (vírus causador da pandemia). E foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro a integrar o comitê de crise ainda na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta", cita Girão em seu requerimento.

O depoimento da médica também atende a pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO). Para ele, a audiência "será de importância singular para que [a pesquisadora] exponha sua atuação e conhecimentos, com o objetivo único de restabelecer a verdade, oferendo informações transparentes e esclarecedoras. Tem muito a colaborar", finaliza o senador no requerimento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias