plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PRIORIDADES

Bolsonaro não poupou forças para produção de cloroquina

Mesmo ignorando compra de vacina, o presidente fez contatos internacionais para que hidroxicloroquina fosse produzida por empresas de aliados.

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro não poupou forças para produção de cloroquina camera Jair Bolsonaro em reunião com o primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi | Reprodução

Volta e meia alguns “escândalos” em relação ao combate a pandemia no Brasil bem à tona. Pedido negado para compra de vacina, é um dos que mais deixa a população indignada. Porém, tem mais por ai.

O Globo teve acesso a um telegrama secreto do Ministério das Relações Exteriores em posse da CPI da Covid no Senado que contém a transcrição do telefonema feito por Bolsonaro para empresas da indústria farmacêutica.

O presidente cita nominalmente as empresas EMS e Apsen ao pedir que a Índia liberasse a exportação de insumos para a fabricação de hidroxicloroquina, medicamento comprovadamente ineficaz contra a Covid-19.

Na conversa é possível ver Jair Bolsonaro atuando diretamente em favor das duas empresas privadas solicitando ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em abril do ano passado, que acelerasse a exportação desses insumos.

Senadores da comissão avaliam que a ligação é prova importante do envolvimento pessoal do presidente com o fornecimento para o Brasil do remédio sem eficácia.

As duas empresas beneficiadas diretamente pela atuação são comandadas por empresários que têm relações com o bolsonarismo. O presidente da Apsen, Renato Spallicci, é um apoiador de Bolsonaro. Ele declarou voto no atual presidente em 2018 e tinha várias postagens nas suas redes sociais com ataques a seus adversários e defesa do governo.

Nesta quarta-feira (09), Renato Spallicci foi convocado a prestar depoimento na CPI da Covid.

O CEO da EMS, Carlos Sanchez, já foi recebido por Bolsonaro para reuniões no Palácio do Planalto e participou recentemente de jantar com empresários realizado em São Paulo no qual o presidente foi ovacionado.

Procuradas, tanto a Apsen quanto a EMS afirmam que têm relação apenas institucional com o governo brasileiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias