A pandemia da Covid-19 fez com que muitos órgãos suspendessem os atendimentos presenciais a fim de evitar aglomerações e possíveis contágios pelo coronavírus. Os atendimentos passaram a ser feitos de forma remota.

O Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) informou, nesta segunda-feira (21), que deverá retornar com os atendimentos presenciais a partir de julho deste ano. O órgão estabeleceu regras para uma experiência-piloto de reabertura das agências da Previdência Social. 

De acordo com a publicação da portaria no Diário Oficial da União, fica estabelecido que os servidores que desejam participar do plano de retorno dos atendimentos presenciais devem assinar um Termo de Ciência e Responsabilidade. O programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP) terá a duração de 60 dias.

Após esse período, o Comitê Gestor do PGAP deve avaliar o grau de comprometimento dos servidores que vão participar do plano de retorno, a efetividade dos resultados, além dos benefícios e prejuízos para o INSS. 

O horário de funcionamento das agências será mantido, sendo necessária a organização da quantidade de servidores por turno.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

MAIS ACESSADAS