plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Filme da Viúva Negra vira golpe de internet. Se previna

Criminosos roubam informações pessoais e financeiras de pessoas interessadas em assistir o filme da personagem da Marvel pela rede.

Imagem ilustrativa da notícia Filme da Viúva Negra vira golpe de internet. Se previna camera Páginas maliciosas atraem quem tenta assistir o filme, que estreou nos cinemas essa semana, na internet. | Divulgação

Cibercriminosos estão aproveitando a estreia do filme “Viúva Negra” para aplicar golpes que roubam informações pessoais e financeiras. O alvo são pessoas interessadas em assistir à nova história da personagem da Marvel na internet.

Segundo a empresa de cibersegurança Kaspersky, o filme, que chega aos cinemas e serviços de streaming nesta sexta-feira (9), tem sido usado como isca para levar usuários a arquivos maliciosos e sites de phishing -projetados para enganar a vítima de modo que ela forneça senhas e números de cartões.

Leia também:

Sargento da PM é investigada após Dança de Bandida no TikTok

Funcionário de hotel é preso por chamar Bolsonaro de "diabo"

O golpe acontece da seguinte forma: na esperança de ver o filme, as pessoas são redirecionadas para páginas que exibem os primeiros minutos de uma suposta filmagem. Após um tempo, o site solicita um cadastro para liberar o restante e pede que a vítima insira um cartão bancário. Feito isso, uma quantia é cobrada, mas o filme completo não é exibido.

Especialistas da empresa de cibersegurança registraram um aumento de 9% nas tentativas de golpes disfarçados como o novo filme durante o mês de julho. De acordo com a Kaspersky, este tipo de phishing é uma das fraudes mais populares entre os cibercriminosos. Neste ano, a empresa já havia alertado sobre este mesmo tipo de golpe no lançamento da quinta temporada do desenho “Rick and Morty” e durante o Oscar 2021. “Grandes lançamentos sempre foram uma fonte de entretenimento, mas a paixão dos fãs pode levá-los para esses golpes online, e o pior é que o interesse é tanto que as pessoas nem desconfiam”, disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias