Cemitérios foram feitos para o descanso eterno daqueles que já partiram e servem também como um local reencontro dos familiares que podem visitar um ente querido na sua última morada.

Contudo, algumas pessoas, além de não respeitarem o mortos, ainda atuam de forma criminosa e violam túmulos em busca de ossos e crânios.

Foi o que aconteceu no último final de semana no cemitério Municipal Santa Bárbara, no centro de Lauro Müller, sul de Santa Catarina. Cerca de oito túmulos foram alvos de destruição, sendo um de adulto e o restante de crianças. A suspeita é de que quem violou os túmulos estivesse em busca dos crânios. Até o momento ninguém foi preso.

“Tinha oito túmulos violados, um adulto e o resto tudo túmulos de crianças. Túmulos que estavam meio que abandonados, que no último finados a família não esteve lá”, destaca coordenador da Vigilância Sanitária de Lauro Müller, José Ceron.

Leia também:

Conta de energia elétrica deve subir no Pará em agosto

Retirada de dedução para vale-alimentação só traz prejuízos

Os túmulos foram encontrados abertos, após o zelador se dirigir até o cemitério para a preparação de um enterro. Já que um velório estava ocorrendo na Capela Mortuária do cemitério. Ele então acionou a Polícia Militar (PM) de Lauro Müller e a Vigilância Sanitária.

De acordo com Ceron, a tentativa de furto aconteceu entre sábado (17) e domingo (18). O cemitério é administrado pela Prefeitura. “Eles iam abrindo, olhando dentro e não achavam nada. Fizemos um B.O. (Boletim de Ocorrência)”, explicou.

Furto de crânio foi registado na cidade

A suspeita de que quem abriu os túmulos estivesse a procura de crânios aconteceu após um fato similar ter ocorrido em Lauro Müller há dois meses, no Cemitério São João Batista. “Faz dois meses que outro cemitério teve a mesma ocorrência. E foi levado o crânio, dos restos mortais que estavam no túmulo que foi violado”, lembra Ceron.

A Polícia Civil de Lauro Müller investiga o caso. De acordo com Ceron, não há informações sobre o motivo da violação dos túmulos. “Não sabemos. Magia? Porém não se tem conhecimento disso aqui na cidade. Acredito que estejam atrás de cabeças”, disse o coordenador da vigilância sanitária.

Ao todo existem dez cemitérios em Lauro Müller, sendo dois administrados pela Prefeitura, dois por associações de bairro e os demais pela Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria. “Nossos cemitérios são bem cuidados”, finaliza Ceron.

MAIS ACESSADAS