plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COMENTÁRIO PRECONCEITUOSO

Bolsonaro diz que ivermectina “mata bichas”

O presidente defende o "tratamento precoce" contra a Covid-19 com medicamentos que não tem eficácia científica comprovada. A OMS afirmou que a medicação não reduz a taxa de mortalidade do vírus

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro diz que ivermectina “mata bichas” camera O presidente Jair Bolsonaro. | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agênica Brasil

A compra e distribuição de medicamentos sem eficácia reconhecida para a Covid-19 estão entre as investigação da CPI da Pandemia. E um desses medicamentos, que compõe o chamado "tratamento precoce", é a ivermectina. O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), pediu informações a diversos órgãos públicos sobre a produção e distribuição dos remédios.

Diversas vezes, o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) foi criticado por defender o "tratamento precoce" contra a Covid-19 com Cloroquina, Ivermectina, entre outros medicamentos, que não possuem eficácia científica comprovada no combate ao novo coronavírus.

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro falou que ivermectina “mata bichas”, durante uma entrevista à Jovem Pan de Itapetininga, de São Paulo. “É um tabu, você não pode falar em tratamento precoce. É impressionante. [Se você] tá se sentindo mal, se tá com 38º de febre, você toma algo pra abaixar a febre ou espera chegar a 40 graus? […] A tal da hidroxicloroquina não veio da minha cabeça, não inventei. Conversei com embaixadores nossos que estão em países africanos, médicos”, justificou Bolsonaro.

Ele completou dizendo que tomou cloroquina. “Eu tomei a cloroquina, mais de 200 pessoas tomaram, aqui na Presidência, e ninguém foi a óbito”, argumentou o presidente.

O entrevistador da Jovem Pan completou: “Se serve de demonstração, aqui na rádio, todos nós tomamos a ivermectina e ninguém pegou Covid-19”.

Bolsonaro deu uma gargalhada e disse: “Cuidado que a ivermectina mata bichas”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou reiteradas vezes que medicações como hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, annita, entre outras, não reduzem a taxa de mortalidade do vírus e ainda podem causar efeitos colaterais. A Agência Europeia de Medicamentos também já declarou que não há evidências científicas que comprovem a eficácia desses remédios contra a Covid-19.

O próprio Ministério da Saúde enviou um parecer à CPI no qual admite que o tratamento precoce não funciona. “A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, disse.

Veja a entrevista do presidente Jair Bolsonaro

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias