plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
A MAIS AGRESSIVA

Coronavírus: vacina e lockdown podem conter a variante Gama

Apesar disso, foi comprovado que o lockdown e as vacinas tem grande eficácia contra a variante.

Imagem ilustrativa da notícia Coronavírus: vacina e lockdown podem conter a variante Gama camera Reprodução: Agência Brasil

As variantes do novo coronavírus são formas mutantes que, apesar da maioria apresentar um comportamento epidemiológico similar ao da cepa ancestral, algumas delas preocupam por serem potencialmente mais transmissíveis ou até mais letais. A variante Gama (P.1) surgiu no início de novembro do ano passado em Manaus (AM), e rapidamente se espalhou para outros Estados brasileiros, principalmente os da região Sudeste.

Estou vacinado. O que muda com a variante delta?

Pesquisadores brasileiros conseguiram demonstrar o impacto da prevalência da variante Gama na alta de casos e mortes por conta da Covid. Os casos graves da Delta aumentaram em 127%, assim como as mortes em162%, nos meses de março e abril de 2021, na cidade de São José do Rio Preto (SP), que foi o município de estudo.

O estudo também mostrou que o lockdown de 15 dias, estipulado na cidade em março, conteve a disseminação do vírus. Além disso, a eficácia das vacinas é comprovada na variante Gama, que correspondeu entre 60% e 70% de proteção contra a morte de casos graves nas pessoas que estavam imunizadas.

O estudo foi realizado pelo Laboratório de Pesquisas em Virologia da Famerp no Hospital de Base (HB) de Rio Preto, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Bill &Melinda Gates, Universidade de Washington, University of Texas Medical Branch e Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias