plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COVID-19

Cientistas identifica mudança na variante brasileira gama  

Cepa com origem em Manaus, no Amazonas, apresenta mutação com característica encontrada na Delta, afirmam pesquisadores brasileiros.

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas identifica mudança na variante brasileira gama   camera Variante Gama levou ao pior momento da pandemia no Brasil | Reprodução

Não bastasse a variante agora denominada como Delta do novo coronavírus, originada na Índia, as autoridades de Saúde podem ter mais identificado um novo um inimigo invisível para enfrentar e dessa vez, no Brasil.

Pesquisadores brasileiros encontraram uma nova versão da variante Gama do coronavírus, a que foi constatada em janeiro em Manaus (AM). A nova mutação, chamada pelos cientistas de "Gama plus" é descrita em um trabalho feito pelo projeto Genov, do grupo Dasa.

De acordo com o portal R7, os cientistas analisaram 1.380 amostras de pessoas com covid-19 no país. Onze delas (Gama plus) tinham a mutação P681H, o que os autores do relatório classificaram como "convergente com características da Delta, variante que geralmente apresenta essa alteração estrutural".

Em termos científicos, um aminoácido presente na "coroa" do coronavírus, chamado prolina, é substituído por outro, a histidina.

"A gente chama de Gama plus quando uma mutação que ela adquiriu acontece em alguma posição do genoma do vírus que indica algo de risco. Essas Gama plus têm uma mutação em um sítio de furina que é muito importante para a infecção viral na célula e que é uma mutação que já foi vista tanto na variante preocupação Alfa (Reino Unido) quanto na variante indiana (Delta)",explica José Eduardo Levi, coordenador do Genov e virologista da Dasa, em entrevista ao R7.

LEIA TAMBÉM!

O especialista acrescenta que "é certo" que a "Gama plus" se torne mais transmissível do que a Gama tradicional. As amostras da "Gama plus" foram encontradas em Goiás (5), Tocantins (2), Mato Grosso (1), Ceará (1), Santa Catarina (1) e Paraná (1).

O pesquisador acredita que a mutação tenha origem no Amazonas. Mas já há, segundo ele, um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que mostra que 78% dos novos casos de covid-19 no Amazonas em julho foram causados pela "Gama plus".

"Eu acho que essas que nós detectamos estão vindo da Amazônia para cá, porque pela distribuição dos estados, Goiás, Mato Grosso... você tem essa sensação de que está vindo de lá para cá. "

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias