plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DESAFIO NAS REDES SOCIAIS

Roacutan: médicos alertam sobre riscos para “afinar nariz”

Uso indevido do medicamento, muito usado para acne, ganhou popularidade com desafios nas redes sociais

Imagem ilustrativa da notícia Roacutan: médicos alertam sobre riscos para “afinar nariz” camera Dentre os possíveis efeitos colaterais do Roacutan está a má formação de bebês, caso a substância seja aplicada em mulheres grávidas | Reprodução/ Twitter

A isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A, vendida em farmácias com o nome comercial Roacutan. O fármaco é indicado para o tratamento de formas graves de acne, pois um de seus efeitos é a diminuição do tamanho das glândulas sebáceas.

Vírus com 75% de mortalidade preocupa Índia; menino morreu

Porém, desafios em redes sociais acabaram popularizando um uso “alternativo” do Roacutan: a substância está sendo utilizada para afinar o nariz, uma espécie de substituição caseira da cirurgia de rinoplastia.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um alerta para o uso indevido do remédio. A SBD, entretanto, chama a atenção para o fato de que não há qualquer evidência de que o produto tenha esse efeito nos pacientes.

Somente no caso de uma doença chamada rinofima, tipo de outra patologia denominada rosácea, pode ocorrer a redução do nariz como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo. Contudo, isso não significa que ocorrerá em outras situações.

“Não existe comprovação de que pessoas sem essa doença possam ter o afinamento. O nariz tem grande diferença em relação à genética da pessoa. A SBD não recomenda o uso do medicamento para essa finalidade”, explica o médico Moysés Lemos, diretor de mídia eletrônica da entidade.

Além disso, a aplicação do medicamento sem acompanhamento pode expor a pessoa a efeitos adversos. O uso pode provocar elevação dos níveis de colesterol no sangue e consequências danosas sobre o fígado.

“Essa medicação tem efeito particular em mulheres em idade fértil. Se elas engravidarem usando a medicação, há risco de 30% de o bebê nascer com malformação congênita”, acrescenta o diretor.

Por essa razão, acrescenta o profissional, a compra em farmácias do produto só pode ocorrer mediante apresentação de receituário especial feito por um médico dermatologista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias