plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NORTE DO PAÍS PODE SER ATINGIDO

Vulcão pode entrar em erupção e gerar tsunami no Brasil

A previsão é de que o litoral brasileiro seja atingido com ondas de até cinco metros de altura

Imagem ilustrativa da notícia Vulcão pode entrar em erupção e gerar tsunami no Brasil camera Reprodução/Freepik

Os tsunamis são causados, principalmente, por fortes sismos com epicentro no fundo dos oceanos, e, como o Brasil está localizado no centro de uma placa tectônica, acaba ficando distante de áreas de grande instabilidade geológica.

Apesar dessa vantagem, uma forte erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, no litoral da África, poderia resultar em ondas gigantes que chegariam até as regiões Norte e Nordeste do país. O vulcão entrou em estado de alerta para uma possível erupção, o que tem causado preocupação nos oceanógrafos do Brasil.

Mesmo sendo considerada uma possibilidade remota, há riscos de que o Cumbre provoque um tsunami que deverá atingir o país. O alerta sobre uma possível erupção iniciou no último sábado (11), quando foi detectado um aumento significativo nos movimentos sísmicos do vulcão.

Além disso, as atividades tectônicas que estão ocorrendo ao longo desta semana podem ser um indicativo da proximidade de uma erupção.

De acordo com um comunicado enviado pela Pevolca na manhã desta quinta-feira (16), o processo é contínuo e pode evoluir rapidamente a curto prazo. A previsão é de que tremores ainda mais fortes ocorram nas próximas horas.

Caso ocorra uma erupção explosiva, os tsunamis devem atingir todo o Atlântico, dos Estados Unidos ao sul do Brasil. Entre as áreas mais atingidas estão o Coribe, Golfo do México e o Nordeste brasileiro. São esperadas ondas de até cinco metros de altura.

Veja um vídeo que simula como seria a chegada das ondas ao litoral brasileiro:

Simulação numérica de um tsunami gerado pelo colapso parcial do vulcão Cumbre Vieja, Ilhas Canárias. As séries temporais mostram o nível na isóbata de 50m.Co... Antonio Fetter
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias