plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
VOLTOU TRÁS

Governo libera vacinação em adolescentes sem comorbidades 

Anúncio foi feito pelo secretário executivo da pasta, Rodrigo Otávio da Cruz.

Imagem ilustrativa da notícia Governo libera vacinação em adolescentes sem comorbidades  camera STF já havia dado autonomia aos estados para conduzir a vacinação | Reprodução

O Ministério da Saúde autorizou a retomada da vacinação em adolescentes, sem comorbidades, de 12 a 17 anos. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (22) pelo secretário executivo da pasta, Rodrigo Otávio da Cruz, que substitui o ministro Marcelo Queiroga. O titular do ministério está de quarentena em Nova York (EUA), por testar positivo para a Covid-19 .

"Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes são maiores do que eventuais riscos dos efeitos adversos, então vamos retomar a imunização deste grupo. Todas as linhas de investigação apontam que não há relação entre a vacinação de adolescentes e o óbito de um jovem em São Paulo", disse o secretário em uma live transmitida nesta noite.

Vale ressaltar que estados e capitais estavam ignorando a suspensão anunciada pelo ministro. Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, também já havia concedido autonomia às autoridades locais em relação à vacinação em adolescentes.

Entenda o caso

Na semana passada, o Ministério da Saúde publicou uma nota informativa em que suspendia a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Segundo a pasta, a vacinação deve se restringir a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente; adolescentes com comorbidades e adolescentes que estejam privados de liberdade.

A suspensão ocorreu em um momento de falta de vacinas no país, principalmente de segundas doses. Por esse motivo, o ministro Marcelo Queiroga, à época, também decidiu não reduzir o intervalo para a segunda dose da vacina da AstraZeneca de 12 para 8 semanas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias