O avanço da vacinação em todo o país dá esperança a todos no combate à Covid-19. Entretanto, problemas na hora de se vacina eventualmente ocorrem, causando revolta em quem busca a imunização.
Uma idosa de 102 anos precisou ser carregada no colo pelo neto para que ela pudesse receber a 3ª dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus. Erick Farias, de 34 anos, alegou que funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) que ele procurou se recusaram a aplicar o imunizante na avó dentro do carro. A justificativa dada pela gerência foi de que "ali não era drive thru".
Mas segundo Erick, para receber a 1ª e a 2ª dose, na mesma unidade, a avó não precisou sair do automóvel. "O posto não me deixou entrar com minha avó para vacinar, porque disse que não era drive-thru. Isso aqui é uma vergonha, a UBS 3 se recusou a vacinar minha avó, sendo que a primeira dose e a segunda ela conseguiu tomar no carro, no estacionamento. E eles se recusaram a deixar o carro estacionar para vacinar a senhora de 102 anos", desabafou Erick, no vídeo publicado pelo jornal "Diário de Ceilândia".
O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), na Unidade Básica de Saúde Recanto Das Emas, em Brasília, Distrito Federal. No vídeo, é possível ouvir os servidores criticando a filmagem e ameaçando chamar a polícia.
VEJA O VÍDEO!
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal confirmou o ocorrido e disse que ofereceu uma cadeira de rodas ao neto da idosa. Ele recusou e preferiu leva-la no colo. E que a Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste (Diraps), não possui drive-thru para vacinação. Assim, a equipe prontamente ofereceu uma cadeira de rodas para transportar a paciente até o local de aplicação da dose. No entanto, o familiar recusou, levou a paciente nos braços e filmou toda a ação".
Veja também!
- SP: idoso infarta e morre após ter casa roubada
- Ministério da Saúde não relaciona morte adolescente à vacina
- OMS escolhe Fiocruz para produzir nova vacina contra a Covid
Ainda segundo a nota, "as vacinas necessitam de manejo e acondicionamento adequados, devem permanecer na temperatura indicada pelo fabricante e não é recomendado o transporte em bandejas para aplicação em outro local".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar