plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ENTRE JULHO E SETEMBRO

Não vacinados são 74% dos internados por Covid-19 no Brasil

Levantamento feito pelo Metrópoles aponta que três em cada quatro pessoas internadas com Covid-19 no período não completaram o ciclo de imunização

Imagem ilustrativa da notícia Não vacinados são 74% dos internados por Covid-19 no Brasil camera Dados levam à conclusão de que as vacinas são eficazes para conter o número de internações hospitalares, casos graves e óbitos provocados pela doença | Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou na última quinta-feira (7) o Boletim Observatório Covid-19. O documento constata expressiva queda no número de casos e mortes por covid-19, além de tendência à estabilidade na taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos no SUS, o que evidencia a eficácia das vacinas para conter a disseminação do vírus e evitar casos graves da doença.

Levantamento feito pelo portal Metrópoles, com base em dados do Ministério da Saúde, mostra que somente 26% dos pacientes internados com Covid-19 no Brasil, entre julho e setembro, haviam sido totalmente imunizados – com duas doses ou dose única de vacina.

Psicólogos falam sobre ansiedade na volta ao "novonormal"

Do total de internações registradas pelo Ministério da Saúde entre julho e setembro, 46,2% são de pacientes que não tinham tomado nenhuma dose da vacina; 25,7% tinham uma dose do imunizante.

Os números são do banco de dados de Síndrome de Respiratória Aguda Grave (SRAG), mantido pelo Ministério da Saúde. Para o levantamento, o Metrópoles considerou apenas as informações relacionadas aos casos confirmados de Covid-19 que levaram à internação.

A base de dados possui limitações. Não é em todas as internações que a equipe médica consegue confirmar que a vacina foi aplicada. Casos em que a informação foi marcada como ignorada foram descartados. Também não foram utilizadas as entradas que não traziam as datas de vacinação. Isso tende a supervalorizar a quantidade de imunizados em relação ao total.

Não vacinados são 74% dos internados por Covid-19 no Brasil
📷 |Levantamento: portal Metrópoles

Nos primeiros meses do ano, a maior parte da população brasileira ainda não havia tomado nenhuma dose das vacinas. O início da campanha de imunização foi organizado pela dinâmica de grupos prioritários, como idosos e profissionais da área da saúde.

Por isso, os dados do início do ano apontam que a maior parte dos internados não tinham sido vacinados, já que uma porcentagem pequena da população brasileira havia recebido um imunizante. Os dados mostram que, usando esse intervalo, a partir de janeiro, 73,23% das pessoas hospitalizadas não tinham tomado nem mesmo uma dose do fármaco.

Em maio, o Ministério da Saúde e a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) decidiram, em reunião conjunta, que estados e municípios poderiam iniciar a vacinação contra Covid-19 por faixa etária, desde que já tivessem finalizado a imunização de grupos prioritários.

Não vacinados são 74% dos internados por Covid-19 no Brasil
📷 |Levantamento: portal Metrópoles

Ao observar os dados por unidade federativa, é possível observar que os não vacinados são minoria na população, mas maioria entre os internados de quase todos os estados brasileiros. Pernambuco e Rio de Janeiro são as únicas exceções.

Não vacinados são 74% dos internados por Covid-19 no Brasil
📷 |Levantamento: portal Metrópoles
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias