plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
HOMENAGEM

"Aranha de Pablo Vittar" volta ao Brasil após tráfico

O fóssil extremamente bem preservado da aranha mais velha já registrada na América do Sul é oriundo da Chapada do Araripe

Imagem ilustrativa da notícia "Aranha de Pablo Vittar" volta ao Brasil após tráfico camera Além da Cretapalpus vittari, a instituição americana devolveu outros 35 fósseis de aranha da região do Cariri. | Reprodução/ Redes sociais

Homenagear um artista, um atleta, alguém que esteja na mídia recebendo holofotes e aplausos não é tarefa das mais fáceis. Para surtir efeito é preciso muita criatividade.

A aranha fóssil Creta Palpus vittaria, descrita neste ano por um pesquisador estadunidense e que homenageia a cantora pop, Pabllo Vittar, foi devolvida para o Cariri. O animal havia sido vítima de tráfico.

O fóssil extremamente bem preservado da aranha, a mais velha já registrada na América do Sul, é oriundo da Chapada do Araripe, no Ceará, e causou polêmicas e suspeitas sobre como a aranha foi parar nos Estados Unidos.

Após a mobilização dos paleontólogos brasileiros, o autor principal do estudo, Matthew R. Downen, se colocou à disposição para facilitar a devolução do material.

"Foi tudo amigavelmente, num acordo entre instituições, sem necessidade de envolver nenhum processo jurídico", comemorou o paleontólogo Renan Bantim, professor temporário da Universidade Regional do Cariri (Urca) e curador do Museu Paleontológico Plácido Cidade Nuvens.

Além da Cretapalpus vittari, a instituição americana devolveu outros 35 fósseis de aranha da região do Cariri. (CE).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias