plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RICOS E FAMOSOS

Balneário Camboriú volta a registrar presença de tubarões

Segundo os especialistas, as obras de alargamento da faixa de areia na praia, têm aumentado a oferta de alimentos para esses animais.

Imagem ilustrativa da notícia Balneário Camboriú volta a registrar presença de tubarões camera Tubarões na praia central de BC | Divulgação/ Redes sociais

Um dos destinos mais procurados por ricos e famosos de todo o Brasil e que se tornou sinônimo de ostentação em razão das praias e espaços com um dos metros quadrados mais caros é Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O local está tão em vista que até visitantes indesejáveis foram vistos por lá.

No último dia 13 de outubro, três surfistas se surpreenderam ao avistar um enorme tubarão na Praia Central de Balneário Camboriú. O animal, curioso, chegou a se aproximar de um deles, mas logo foi embora. Este já é o segundo avistamento de tubarão na região.

De acordo com os especialistas, as obras de alargamento da faixa de areia na praia, iniciadas em agosto deste ano, têm aumentado a oferta de alimentos para esses animais.

Obra de de alargamento da faixa de areia na Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina
📷 Obra de de alargamento da faixa de areia na Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina |Reprodução/Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Desde o dia 22 de agosto, a prefeitura de Balneário Camboriú tem realizado uma grande obra para o alargamento da faixa de areia da Praia Central. Em entrevista à CNN, o geógrafo e curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jules Soto, disse que muito provavelmente o aparecimento destes animais se deve ao distúrbio provocado pela dragagem dos últimos dois meses.

Segundo Soto, os tubarões são animais sensíveis a qualquer alteração no ecossistema. À medida que as dragas revolvem os bancos de areia, espécies menores, como camarões, são retiradas do sedimento, então, os peixes são atraídos e os tubarões aparecem para se alimentar deles.

Em 16 de setembro, um tubarão com cerca de dois metros de comprimento foi avistado no local e posteriormente identificado como o tubarão-martelo juvenil de pontas pretas.

O tubarão avistado na semana passada fugiu logo após esbarrar em um dos surfistas e por isso os especialistas não conseguiram determinar sua espécie. A secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, disse, em entrevista que a mudança no conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam a região já era esperada mas, segundo ela, desde que as obras para expansão da praia começaram, apenas tartarugas e cetáceos haviam sido avistados.

Veja também!

Além disso, Lenzi ressaltou serem espécies que ocorrem naturalmente na região. "Já era esperado alteração na biota. Por isso estamos monitorando. Mas até agora não temos nenhum dado que relacione um impacto negativo de grande magnitude", acrescentou.

A obra da faixa de areia da praia, iniciada em agosto, pretende ampliar a atual média de extensão de 25 metros para 70 metros. De acordo com a prefeitura, o trabalho garantirá a proteção da orla contra o avanço do mar.

O geógrafo Jules Soto acredita que a obra possa ser positiva para a biodiversidade da região. Segundo ele, o engordamento da praia poderia recuperar um ecossistema até então em declínio na região. Soto também acrescentou que, ao fim deste processo de alargamento, os tubarões não devem mais se aproximar tanto à costa. Apesar do susto, não há motivos para alardes, pois espécies de tubarões agressivas são raras e não são típicas das praias de Santa Catarina.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias