Atualmente com 3 milhões de inscritos, a primeira etapa de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima, exigindo dos candidatos - que muito se dedicaram nos últimos meses em meio às adversidades provocadas pela pandemia da Covid-19 na educação - preparo mental, além das já conhecidas habilidades na resolução das 180 questões e da redação.

 Enem: veja as dicas para uma redação nota mil

Como o exame é a principal entrada para o ensino superior público, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e para obter bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), acaba concentrando todas as atenções e os preparos, mesmo com outros processos seletivos a serem aplicados nos próximos meses.

Independente do grau de importância ou de quais vestibulares o candidato irá participar, a realidade é que todas essas provas têm em comum a ansiedade e as expectativas geradas. Dessa forma, é primordial cada dica para controlar o turbilhão de sentimentos provocados naqueles que estão contando os minutos.

Confira 8 dicas para antes e durante a prova: 

1. Conheça o formato e estilo da prova. É importante que o estudante faça simulados para saber como se comportar diante de diferentes situações. Por exemplo, quando o enunciado é grande ou quando precisa de mais tempo para entender uma pergunta e pensar em estratégias para resolver. Essas experiências vão acontecer no dia da prova. 

2. Não vire a noite estudando ou passe a manhã da prova debruçado nos livros e apostilas. Descansar é necessário. Se você estiver cansado, terá dificuldades de concentração e sairá prejudicado na hora de resolver as questões da prova.

3. Fique atento ao ‘ritual’ dos vestibulares. Uma das partes mais importantes da realização dos exames é o momento que os antecede. Separar os documentos necessários, se alimentar e descansar bem e chegar com antecedência ao local da prova. Na teoria, essas ações podem parecer simples, mas muitas pessoas as subestimam ou esquecem de sua importância. O ideal é estar no local de prova com 1h de antecedência para evitar imprevistos e contratempos. 

4. Evite estudar ou consumir conteúdos na internet no dia da prova – seja pelo computador ou celular. Amenize o cansaço mental e o desgaste visual antes do teste.  

5. Antes da prova, faça uma refeição leve. Evite frituras ou condimentos que podem causar mal-estar. Durante o vestibular – assim como nos exames presenciais – tenha por perto um lanche e água. É importante se manter hidratado.

6. Administre o tempo de prova. É importante se planejar e ficar atento ao horário para conseguir responder todas as questões no prazo.

7. Durante o exame, faça pausas. Horas sem se alimentar, se hidratar ou descansar um pouco com toda certeza impactam negativamente no desempenho na prova. Pensando nisso, o candidato deve planejar o tempo visando pequenos descansos.  

8. Se você estudou durante todo o ano, estará preparado para a prova. Confie nos seus conhecimentos. Mantenha o foco nos objetivos e acredite no seu potencial.

Candidatos que aguardam a aplicação dos vestibulares sofrem com ansiedades e expectativas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

MAIS ACESSADAS