plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NENHUMA IMPORTÂNCIA

Dia da Consciência Negra é ignorado por Fundação Palmares

A Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cidadania, ignora a data e não realiza ou apoia qualquer evento no município alagoano, a 80 km de Maceió.

Imagem ilustrativa da notícia Dia da Consciência Negra é ignorado por Fundação Palmares camera Criado em 2007, no alto da Serra da Barriga (que ocupa uma área de 27,92 km²), o parque memorial, que é visitado por pessoas de todo o mundo, recria o ambiente da República dos Palmares. | Divulgação/Iphan

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003, e é celebrado no Brasil, no dia 20 de novembro e comemorado por inúmeras entidades e movimentos negros. No entanto, a histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), promove uma extensão programação especial em homenagem à data e a Zumbi dos Palmares, líder do quilombo. Porém, apesar de importante e necessária a data e os debates em torno do tema, a Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cidadania, decidiu mudar a atitude que manteve em anos anteriores. Ignorando a data e não realizando ou apoiando qualquer evento no município alagoano, a 80 km de Maceió.

"Quando era o mês da Consciência Negra, a fundação sempre trazia atrações e ajudava o município com ações e grupos culturais. Neste ano não foi dado nada, apenas o parque vai estar aberto", diz a secretária de Cultura de União dos Palmares, Elizabete de Oliveira Silva, citando que o órgão vem apenas realizando a manutenção de rotina para o parque ficar aberto.

Artigo: Black Power inspira Afro Fashion Day

Negros são tratados como invisíveis ou extintos, diz estudo

Criado em 2007, no alto da Serra da Barriga (que ocupa uma área de 27,92 km²), o parque memorial, que é visitado por pessoas de todo o mundo, recria o ambiente da República dos Palmares. Foi lá o maior e mais organizado refúgio de negros das Américas durante o período escravocrata, abrigando também índios e brancos.

O local reconstitui as mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares e teve Zumbi dos Palmares como seu último líder. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695, por isso a homenagem do Dia da Consciência Negra. Zumbi está inscrito no livro oficial de heróis da pátria desde 1996. Sua esposa, Dandara, também.

Data

O turismo na região, além da importância histórica, é um dos fatores que impulsionam a economia de União dos Palmares, por isso a cidade se esforça para a data não passar em branco.

No ano passado, devido à pandemia, as celebrações foram restritas e limitadas a 300 pessoas. Em 2021, não há restrições, as comemorações tentam ser um marco.

"Acredito que as pessoas, nossos entes queridos, estão com sede de estar juntos. Como a gente viu que a fundação não ia participar dos eventos da semana do dia 20, procuramos parceiros e conseguimos: vamos fazer uma das melhores festas que já tivemos aqui, talvez nem sintamos tanta falta [da Palmares]", afirma Elizabete.

A prefeitura criou um projeto com atração cultural aos domingos, para aumentar o fluxo de visitantes, para que as pessoas vejam o espetáculo da natureza e o pôr do sol no local. "No último domingo foram 800 pessoas, um sucesso", diz.

O projeto vai ajudar a contar a história dos nossos heróis e de Zumbi, que lutou pela liberdade, e essa luta segue até hoje. A gente mostra aqui a importância de Zumbi e do quilombo a nossos alunos e visitantes." Elizabete de Oliveira, secretária de Cultura de União dos Palmares.

Programação

Sem atos oficiais do governo federal, restou à prefeitura, ao estado e ao próprio movimento negro organizar uma grande programação em celebração ao Dia da Consciência Negra. Neste ano, até como uma resposta ao descaso da Fundação Palmares à luta negra, ele teve sua programação ampliada de cinco para sete dias.

"Nós fazemos essa ação dede 2017 como uma forma de participação da sociedade civil organizada. Neste ano estamos com uma programação extensa e bonita", afirma a jornalista Valdice Gomes, integrante do Anajô e coordenadora do projeto.

Para ela, nada justifica o órgão federal criado para gerir as políticas afirmativas e inclusivas de negros e quilombolas esteja fora dessa data.

"É lamentável e é um descaso com a Serra da Barriga e com a história do 20 de novembro, com o Dia da Consciência Negra. Como conhecemos o gestor que está na Palmares [Sergio Camargo], não é uma surpresa para o movimento negro. É mais uma demonstração de que ele não se preocupa com aquilo que é função da autarquia", diz.

"Mas não é por isso, e o Brasil inteiro está dando essa demonstração, que o 20 de novembro vai deixar de ser celebrado. Fizemos questão de fortalecer a nossa programação, porque este ano é uma data mais especial e completa 50 anos do primeiro ato do Dia da Consciência Negra. É um dia muito simbólico para a população negra brasileira", disse Valdice Gomes, coordenadora do projeto "Vamos Subir a Serra".

O meio século de atos da data existe porque, em 1971, um grupo de jovens negros se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta dos seus antepassados e questionar a legitimidade do 13 de maio (data da assinatura da Lei Áurea) como referência de celebração do povo negro.

"Não é uma data de governo", diz ex-presidente

Segundo o ex-presidente da Fundação Palmares Erivaldo Silva, o Dia da Consciência Negra é um marco para os movimentos negros e vai além das fronteiras do Brasil.

"Essa é a data maior do movimento negro no Brasil, diria até da América Latina, porque a Serra da Barriga foi tombada pelo patrimônio histórico do Mercosul. Então não é uma festa só do Brasil. E ela é um dia de reflexão e comemoração pelo herói nacional Zumbi dos Palmares", diz.

Ele afirma que foi a partir da retomada da Serra da Barriga, na década de 1980, que a região cresceu em importância, sendo transformada em patrimônio histórico brasileiro nos anos 1990.

"A gente iria transformar a serra em patrimônio da humanidade em 2018, mas infelizmente entrou esse governo, que não tem nenhum apreço pela cultura afro", diz.

Silva diz ainda que a atual gestão não representa o movimento negro e tem atuado no sentido contrário do que prega a fundação em sua essência.

O 20 de novembro não é uma data de governo, a Palmares não é uma instituição de governo --é de Estado. Então, quer queira, quer não, vão existir movimentos maravilhosos na Bahia, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais, em todo o país, porque ele independe desses que estão no governo. O Brasil vai comemorar", diz Erivaldo Silva, ex-presidente na Fundação Palmares.

Procurada pelo UOL na última quarta e quinta-feira, a Fundação Palmares não deu resposta sobre o porquê do abandono à data histórica.

O atual presidente da fundação, Sergio Camargo, já demonstrou não reconhecer Zumbi como um herói negro e já fez até ofensas ao maior líder negro do país, dizendo que ele é uma "fraude".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias