plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

Lula vence todos os oponentes em nova pesquisa

O Genial/Quaest apontou ainda que o índice de reprovação do governo de Bolsonaro é de 50% e ele perderia para qualquer adversário se as eleições fossem hoje.

Imagem ilustrativa da notícia Lula vence todos os oponentes em nova pesquisa camera Lula venceria em qualquer cenário da disputa pela presidência | Reprodução

Pouco a pouco, o cenário da disputa à presidência da República ganha forma, mas varia conforme a possível entrada de candidatos ao cargo. O quadro pode mudar até o segundo semestre de 2022, quando serão realizadas as eleições. Por enquanto, o ex-presidente Lula (PT) está à frente na preferência do eleitorado brasileiro, segundo a pesquisa da Genial/Quaest, que ouviu 2.037 eleitores de todas as regiões do país, entre os dias 2 a 5 de dezembro. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), se tentasse a reeleição, hoje, perderia para qualquer concorrente no 2º turno.

Lula venceria em qualquer cenário da disputa pela presidência
📷 Lula venceria em qualquer cenário da disputa pela presidência |Reprodução

A pesquisa simulou vários cenários. Em um deles, considerou sete pré-candidatos no 1º turno. Neste, Luiz Inácio Lula da Silva vence com 46% dos votos. Bolsonaro teria a metade da média alcançada por Lula, 23%, e fica em segundo lugar. Sérgio Moro (Podemos) viria em terceiro lugar, com 10% da preferência do eleitorado. Ciro Gomes (PDT) aparece em quarto lugar, com 5%, e João Dória (PSDB) em quinto, com 2%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D'Ávila (Novo) tem apenas 1% da preferência dos eleitores.

O Genial/Quaest ressaltou que o índice de confiança da pesquisa é de 95% e os eleitores ouvidos, são residentes de 120 cidades brasileiras.

Num segundo cenário levantado pelo instituto, que desconsidera a presença de Doria, Pacheco e D’Ávila, Lula alcança 47% das intenções de voto. Bolsonaro tem 24%, Moro 11% e Ciro 7%.

Dória vence prévias do PSDB e vai disputar presidência

O terceiro cenário não inclui Doria, Moro e D’Ávila. Neste o ex-presidente Lula apresenta um melhor desempenho nas pesquisas, com 48% das intenções de voto - mais que o dobro do que recebe Bolsonaro que chegaria a 27%. Ciro 8%, e Pacheco 2%.

Num quarto cenário - sem Moro, Pacheco e D’Ávila - Lula apresenta 47% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 27%. Ciro alcança 7% das intenções e João Doria, apenas 5%.

2º turno

Se as eleições fossem hoje, Lula venceria qualquer um de seus adversários no pleito. Numa disputa com Bolsonaro, o ex-presidente teria 55% dos votos. Jair 31%.

Num segundo turno entre Lula e o ex-juiz Sérgio Moro, o petista venceria com 53% da preferência dos eleitores. Moro alcançaria 29%.

Bolsonaro se filia ao PL, volta ao centrão e ataca Moro

Se Lula e Ciro se enfrentassem, hoje, num segundo turno, o ex-presidente tem 54% das intenções, e Ciro 21%.

Num segundo turno entre Lula e Dória, o psdebista alcança apenas 14% das intenções de voto e Lula teria uma vitória esmagadora com 57% dos votos.

Se Pacheco e Lula fossem para o segundo turno, o ex-presidente teria 58% e Pacheco 13%.

Moro vence Bolsonaro, mas perde para Lula no 2º turno

Reprovação

A pesquisa ainda avaliou o índice de reprovação do governo Bolsonaro que, em novembro, chegou a 50% dos eleitores brasileiros. A aprovação foi de 21%.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias