Nesta quarta-feira (2), a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução que deplora os ataques da Rússia contra a Ucrânia, pedindo a retirada imediata das tropas, além do apelo para que haja negociações de paz. E, dessa vez, conta com o apoio do Brasil.

O texto foi proposto por quase cem países e aprovado com 141 votos, 5 contra e 35 abstenções. A manobra tem como objetivo isolar diplomaticamente a Rússia e transformar o presidente Vladimir Putin em pária. As informações são do UOL.

Os votos contra foram apenas de Belarus, Eritreia, Coreia do Norte, Rússia e Síria. Cuba e China, famosos inimigos dos Estados Unidos, se abstiveram.

Apesar do voto do governo brasileiro, o Itamaraty fez críticas a trechos do texto e seu conteúdo, mandando recados pesados às potências ocidentais.

O Brasil pode ter até apoiado a resolução em sua votação, mas não foi um dos 94 países que copatrocinaram o documento. O texto foi patrocinado por países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru e Uruguai.

Antes de começar a votação, os EUA fizeram um alerta: “votar pela resolução é votar pela soberania e integridade territorial de todos”. A delegação ucraniana disse: “Estamos vivendo um momento definidor de nossa geração. Cabe a nós salvar as futuras gerações”.

Assembleia Geral da ONU deplora os ataques russos na Ucrânia Foto: ONU/Evan Schneider

MAIS ACESSADAS