Para quem é cristão, um dos dez mandamentos da "Lei de Deus" é bem claro: "Não roubarás". Contudo, um pastor evangélico não tem seguido a este ensinamento bíblico.

Identificado como pastor Osório José Lopes Junior, o homem, que é deficiente visual, está sendo acusado de aplicar golpes milionários em fiéis, com a promessa de um retorno financeiro. O caso foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo.

Segundo as investigações, os prejuízos das vítimas já somam R$ 15 milhões. O pastor tem um canal no Youtube onde reúne 100 mil inscritos. 

Pará: Vale gás volta a ser pago nesta segunda-feira (14)

Em algumas publicações feitas nas redes sociais, o religioso tenta acalmar o coração de milhares de fiéis que desembolsaram fortunas após serem convencidos a investir em uma espécie de título apresentado por ele como "Letra do Tesouro Mundial"

O pastor teria usado, inclusive, o nome do ministro da Economia, Paulo Guedes, na aplicação dos golpes. Osório dizia que os títulos já contariam com autorização do Governo Federal, no entanto, a afirmação é falsa. Ele usa ainda, a logomarca de entidades financeiras, como Banco Mundial e o Banco do Brasil, em uma plataforma de investimento conduzida pelo grupo.

INSS volta a agendar atendimento presencial. Veja o que muda!

Há pelo menos nove anos, o pastor viaja por todo o país, captando novos investidores interessados em receber até 100 vezes o valor aportado assim que os títulos estiverem prontos para o resgate. Em sua maioria, os compradores são fiéis de igrejas evangélicas, além de parentes e amigos próximos ao pastor. Em apenas um dos grupos criados no Telegram, há cerca de 8 mil “clientes”.

Osório já é réu em ações por estelionato na Justiça goiana. 

MAIS ACESSADAS