plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PRINCIPAL DOENÇA

Maioria quer que Bolsonaro priorize tratamento contra câncer

O estudo Oncoguia/Datafolha foi apresentado na abertura do 12º Fórum Nacional Oncoguia e mostra como a população enxerga a doença e o quão próxima ela já chegou na vida de milhares de pessoas direta ou indiretamente.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Maioria quer que Bolsonaro priorize tratamento contra câncer camera Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha em parceria com o Instituto Oncoguia revelou que 63% dos brasileiros apontam o câncer como a doença que deve ser tratada como prioridade pelos Governos. Foram realizadas 2.099 entrevistas em 151 municípios brasileiros.

Os dados da pesquisa foram apresentados durante a abertura do 12º Fórum Nacional Oncoguia, nesta terça-feira (26). O evento que é realizado de forma virtual, reúne os principais nomes do setor para discutir as principais deficiências no acesso ao diagnóstico precoce e apresentar propostas para uma oncologia mais sustentável e justa. Encomendada pelo Instituto Oncoguia e realizado em parceria com o DataFolha, a pesquisa mediu a visão dos entrevistados de acordo com três tópicos: as percepções diante da palavra câncer, a proximidade da doença com os brasileiros e a relevância do câncer como questão de saúde no país.

Relação com o câncer

Ao serem questionados sobre a palavra câncer, 42% dos brasileiros revelaram sentimentos negativos, com menções a morte e morrer. Palavras como "Doença", "dor", "medo", "tristeza" e "sofrimento" são outras que aparecem com maior frequência. Menções a "tratamento" e "cura" foram feitas por apenas 14% e 9% dos entrevistados.

Para a Presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, os dados mostram como é preciso conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e novidades relacionadas a doença.

"Ter câncer não é igual a morrer e isso dependerá de acesso à informação, mas também de acesso a cuidados com a saúde. Essa percepção negativa do câncer pode ser paralisante e impedir que as pessoas se cuidem adequadamente, procurem ajuda diante de sintomas e até se afastem de pessoas enfrentando a doença e precisando de ajuda", destacou.

O estudo também mostrou que 8 em cada 10 brasileiros já tiveram algum conhecido com câncer e 4 em 10, já tiveram ou têm algum conhecido com a doença, mostrando que a doença está cada vez mais próxima da população.

A pesquisa também perguntou aos brasileiros, qual das doenças crônicas não transmissíveis devem ser priorizadas pelo governo federal. Para 63% da população o câncer deve ser prioridade. A doença apareceu em primeiro lugar, seguida de consumo abusivo de álcool e doenças cardiovasculares, com 8%.

63% da população escolheu o câncer como doença a ser  priorizada pelo governo.
📷 63% da população escolheu o câncer como doença a ser priorizada pelo governo. |( Reprodução )

"Estamos diante de uma população tocada e impactada negativamente pelo câncer, mas que compreende a sua relevância e pede aos governos que a priorize. Que este contexto pertinente, urgente e de enorme relevância social de fato ganhe a priorização que a população e todos os que defendem a causa pedem. Precisamos e podemos salvar vidas", concluiu Luciana.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

Serviço

O 12º Fórum Nacional Oncoguia acontece de 26 a 29 de abril, de forma 100% online.

O encontro reúne os protagonistas do setor para debater os desafios, apontar estratégias e soluções em favor da promoção de uma oncologia mais efetiva, que realmente priorize o que importa para o paciente.

A programação completa do evento pode serencontrada clicando nestelink.

VEJA TAMBÉM:

Urgente: Gusttavo Lima passa por cirurgia às pressas em SP

Auxílio Brasil: Caixa paga beneficiários com NIS final 8

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias