plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
IMAGENS FORTE

Vídeo mostra acidente que matou menina em carro alegórico

No registro, é possível ver que apenas uma pessoa guiava o reboque que transportava a alegoria do carnaval carioca

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo mostra acidente que matou menina em carro alegórico camera As imagens são fortes e detalham o momento em que a garota foi esmagada | Divulgação

Não foi a primeira vez que aconteceu um acidente envolvendo carro alegórico em desfile de carnaval, o mais grave foi no ano de 2017, onde a passagem da escola Paraíso do Tuiuti causou um acidente envolvendo vinte pessoas, as vítimas foram imprensadas por uma alegoria desgovernada, uma delas morreu dois meses depois de ser internada após o quadro de saúde se agravar.

Imagens de câmeras de segurança mostram o acidente que matou a menina Raquel Antunes da Silva, 11, na quarta-feira (20), durante a dispersão da escola de samba Em Cima da Hora, que concorria pela Série Ouro, a de acesso ao Grupo Especial. A menina teve as pernas imprensadas entre um poste e um carro alegórico da agremiação.

Encaminhada em estado gravíssimo ao hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, ela morreu dois dias depois do acidente.

Morre menina que teve perna amputada após desfile na Sapucaí

Menina morta na Sapucaí é sepultada sob forte comoção

No registro, é possível ver que apenas uma pessoa guiava o reboque que transportava o carro alegórico. No vídeo, o guia aparece bem à frente do veículo. Essa é uma situação bem diferente da que foi vista pela reportagem durante o desfile do grupo especial, que começou na última sexta-feira (22).

Na dispersão, funcionários das escolas de samba escoltavam os carros sob os olhares de PMs e guardas municipais. Após o acidente que matou a menina, a pedido do Ministério Público, a Justiça determinou que todas as escolas do grupo de acesso, especial e mirins fizessem a escolta de seus carros até seus barracões.

Após a menina ser prensada, é possível observar no vídeo uma intensa movimentação de pessoas na lateral da alegoria; alguns pedestres são vistos correndo em direção ao local do acidente.

A delegada Maria Aparecida Mallet, responsável pelas investigações, disse na segunda-feira (25) que as imagens captadas por câmeras de segurança mostram que havia muitas crianças no carro da Em Cima da Hora antes de o acidente acontecer.

"Nós precisamos examinar as imagens com mais cautela para afirmar com segurança [quantas crianças havia]. À primeira vista, tinha muita criança no carro alegórico", diz a delegada, titular da 6ª delegacia de polícia, no centro do Rio.

Segundo ela, as imagens contradizem a versão do motorista, que afirmou à polícia não ter visto crianças no local. O homem disse também não ter sido alertado sobre a presença da criança no veículo.

A menina Raquel Antunes da Silva de 11 anos morreu no hospital após seu estado de saúde se agravar
📷 A menina Raquel Antunes da Silva de 11 anos morreu no hospital após seu estado de saúde se agravar |Divulgação

No entanto, afirma a delegada, ainda é cedo para apontar culpados ou a causa do acidente. "A gente trata como homicídio culposo, ou seja, é por negligência, imprudência ou imperícia. Vai ser uma dessas ou até mesmo as três."

Nesta segunda-feira (25), Marcela Portelinha, a mãe da menina, foi à delegacia para prestar depoimento. Já na terça-feira (26), a polícia ouviu Flávio Azevedo, diretor de Carnaval da escola Em Cima da Hora. Ao todo, mais de sete pessoas já prestaram depoimento. A expectativa, segundo a delegada, é que o inquérito seja concluído em 30 dias.

De acordo com parentes e amigos, Raquel subiu no carro alegórico para tirar fotos. Sem perceber que a criança estava lá, o condutor deu partida no veículo, o que acabou causando o acidente. Segundo a pastora Aline da Mota, tudo aconteceu muito rápido.

"Em 20 minutos, no máximo, uma coleguinha dela veio dizer que a Raquel tinha sofrido um acidente", afirmou ao jornal Folha de S.Paulo a pastora da igreja Assembleia de Deus no Morro de São Carlos, frequentada pela família da menina. "Não havia segurança alguma, ela subiu no carro alegórico para tirar foto e sentar. E daí aconteceu essa tragédia."

Veja o vídeo

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias