plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ECLIPSE

"Lua de Sangue" será vista domingo nos ceús do Pará

O eclipse deste domingo poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

Imagem ilustrativa da notícia "Lua de Sangue" será vista domingo nos ceús do Pará camera "Lua de Sangue" | Reprodução

O eclipse lunar é um evento astronômico raro, mas belo de se observar e ocorre sempre que a Lua se move em direção da sombra da Terra, acontecendo no exato momento em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com o planeta localizado entre os outros dois.

Um eclipse lunar total com uma "Lua de Sangue" poderá ser visto no Brasil na noite do próximo domingo (15/05), segundo o Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com os astrônomos, este será o único eclipse lunar total que acontecerá neste ano. O próximo será apenas em maio de 2025.

O eclipse deste domingo poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

"Lua de Sangue"

O eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Com isso, a Terra cobre totalmente o disco da Lua e isso causa o fenômeno. O satélite natural terrestre então fica com uma cor avermelhada — que passou a ser chamada de "Lua de Sangue".

De onde e quando ver o eclipse lunar

O eclipse poderá ser visto completamente de todo o território brasileiro. Ele ocorrerá no fim da noite e a Lua estará numa posição alta. Poderá ser visto a partir do próximo domingo às 23h28, no horário de Brasília. À 0h29 de segunda-feira (16/02), começará o eclipse total, que vai durar até 1h54. O fim do eclipse está previsto para ocorrer às 2h55.

O fenômeno também será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A transmissão será iniciada a partir das 23h15 neste link.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias