A pandemia da Covid-19 foi um desafio para governos de todo o mundo que sofreram com graves impactos sociais, econômicos e políticos. Para combatê-la, destinou-se uma parte do orçamento com os gastos relacionados a doença.

Uma reportagem publicada nesta segunda-feira (23) pelo jornal Folha de São Paulo mostrou que R$ 89,8 milhões que deveriam ser utilizados no combate a pandemia da Covid-19, foram utilizados para a compra de tratores.

Em junho, o TCU autorizou, a pedido da pasta da Cidadania, que as sobras do orçamento utilizado na transição do programa Bolsa Família para o Auxilio Brasil, fossem utilizadas, desde que fossem destinados exclusivamente a despesas “com enfrentamento do contexto da calamidade relativa à pandemia de Covid-19 e de seus efeitos sociais e econômicos".

Entretanto o gasto não segue essa determinação, a compra dos equipamentos nada tem a ver com a Covid e tem sido questionada internamente por técnicos.

Os tratores foram comprados pelo Ministério da Cidadania no âmbito de uma ação voltada a famílias de extrema pobreza da zona rural.

Foram comprados 247 equipamentos em 2021. As compras foram fechadas sem uma definição de quais seriam os municípios beneficiados, o que denota a ausência de critérios técnicos.

VEJA TAMBÉM NO DOL:

Veja quem tem direito ao Auxílio, 13° e FGTS nesta semana

Pesquisa da ANP registra gasolina a R$ 8,25 no Pará

MAIS ACESSADAS