A caderneta de poupança ficou no topo da lista dos investimentos realizados pelos brasileiros em 2021. O dado é resultado do estudo Raio X do Investidor Brasileiro, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) divulgado nessa semana.

E, não, não pense que se trata de uma boa notícia. Ao menos, não do ponto de vista dessas pessoas que encontram na poupança uma forma de investir o próprio dinheiro em busca de um retorno satisfatório. Apesar de segura, a poupança é considerada uma das formas menos rentáveis de aplicação quando comparada com as demais (Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA).

Outro dado alarmante para as pessoas que estão guardando dinheiro (à sua maneira) é que, segundo o levantamento, 61% dos entrevistados afirmaram que não fazem e não conhecem nenhum tipo de investimento sequer.

E MAIS:

+ 42% dos gastos são com supermercado

+ Veja como solicitar seu cartão Caixa Tem e quais vantagens

Em segundo lugar, temos a Poupança (23%), seguido dos Fundos de Investimento (3%), Títulos Privados (2%), Moedas Digitais (2%), Ações na Bolsa de Valores (2%), Compra e Venda de Imóveis (2%) e Títulos Públicos (2%).

Poupança é considerada uma das formas menos rentáveis de aplicação Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

MAIS ACESSADAS