O bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal na semana passada às instituições públicas federais de Ensino Superior de todo o Brasil tem sido duramente criticado. O corte expressivo de 14,5% no orçamento das universidades não foi visto com bons olhos, motivando notas de repúdios de instituições renomadas, a exemplo das Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Em meio a essa aparente pressão, uma “boa notícia”. O Ministério da Educação (MEC) comunicou, nesta sexta-feira (3), aos reitores das instituições federais de ensino superior a redução de 14,5% para 7,2% do corte inicialmente anunciado no orçamento destinado ao custeio e investimento.
Em outras palavras, serão “devolvidos” às instituições o valor de R$ 1,6 bilhão. Inicialmente, o valor cortado seria de R$ 3,2 bilhões. Essa redução no bloqueio, segundo o comunicado, seria feita ainda nesta sexta.
LEIA TAMBÉM: Bloqueio de verbas pelo MEC impõe limites às universidades
O MEC disse ainda que promete permanecer “em constante diálogo com a equipe econômica do governo” na tentativa de destravar e desbloquear o montante. Contudo, a expectativa é que os reitores continuem insistindo na recomposição total do orçamento, tendo em vista que os valores já estão extremamente reduzidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar