plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
REFORÇO NAS BUSCAS

Helicóptero da Marinha reforça buscas por dupla desaparecida

Mergulhadores e especialistas em buscas na selva da Policias Militar do Amazonas também foram enviadas à região do Vale do Javari, nesta terça-feira (7).

Imagem ilustrativa da notícia Helicóptero da Marinha reforça buscas por dupla desaparecida camera Buscas por jornalista e indigenista são feitas por meio terrestre, aéreo e fluvial. | (Foto: Divulgação Marinha do Brasil)

Diante da pressão cada vez maior, tanto dentro quanto fora do país, para que o governo brasileiro se emprenhe na busca por informações sobre o paradeiro do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, a Marinha do Brasil decidiu reforçar a equipe de buscas à dupla, que está desaparecida desde o último domingo, na região oeste do Amazonas.

A força militar enviou um helicóptero do 1º Esquadrão de Emprego Geral do Noroeste, duas embarcações e uma moto aquática à região do Vale do Javari, no extremo oeste do estado do Amazonas, onde homens e uma lancha iniciaram as buscas ainda na segunda-feira (6), quando o caso veio à tona por meio de uma nota publicada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

LEIA TAMBÉM:

PF prende dois suspeitos de desaparecimento no Amazonas

Indigenista e jornalista inglês desaparecem no Amazonas

Desde a manhã desta terça-feira (7), as buscas também foram reforçadas pelo envio de mergulhadores e especialistas em buscas na selva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

Escalão superior

Os esforços conjuntos para encontrar Bruno Pereira e Dom Phillips, ao menos até a publicação desta matéria, não contavam com a participação do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Na segunda-feira, o CMA emitiu nota informando que está em condições de cumprir "missão humanitária" de busca e salvamento, mas que o comando precisa ser acionado pelo "escalão superior". para entrar em ação. "Contudo as ações serão iniciadas mediante acompanhamento por parte do Escalão Superior", diz a nota.

O CMA possui grupamentos reconhecidos como as melhores unidades de combate na selva do mundo, formada por indígenas da região amazônica e por militares oriundos de outras regiões, além de profissionais especialistas em guerra na selva formados pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Procedimento administrativo

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para investigar o desaparecimento do jornalista e do indigenista. O órgão também decidiu acionar a Marinha, as polícias Civil e Federal, a Força Nacional e a Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari para atuarem nas buscas.

"O MPF seguirá intermediando as ações de buscas e mobilizando as forças para assegurar a atuação integrada e articulada das autoridades, visando solucionar o caso o mais rápido possível", confirmou o órgão, por meio de nota.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias