O Rio Negro atingiu este ano de 2022 a marca de 29,70 metros, ultrapassando a cheia de 1953, que foi de 29,69 metros e se torna a 4ª maior cheia já registrada. Nesta semana, o rio começou a invadir a pista da avenida Eduardo Ribeiro, nas proximidades da Praça do Relógio, no Centro Histórico de Manaus.

Os resíduos que são descartados na beira de rios e igarapés em Manaus foram arrastados pelas fortes chuvas e o grande volume das águas formou "tapetes de lixo" em diferentes pontos da capital. 

Cobra de gigante é capturada no Amazonas, veja o vídeo!

Na manhã desta terça-feira (28), o igarapé localizado no bairro São Jorge, na Zona Oeste de Manaus, estava coberto por lixo.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), só neste ano, foram retiradas 4,4 mil toneladas de resíduos dos igarapés, córregos, orlas e praias da capital amazonense. A média diária é de 29,6 toneladas de materiais coletados.

Vídeo: incêndio na Santa Casa deixa dois mortos em BH

Diversos pontos de Manaus acumulam muito lixo, as equipes de limpeza percorrem diariamente 60 quilômetros em trechos fluviais. Áreas como a Manaus Moderna, Panair, Igarapé do Franco, Igarapé do 40, Marina do Davi, porto da Cean, Praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidade do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima, são os locais com maior concentração desse descarte. 

O tapete de lixo é apenas uma das consequências das cheias do Rio Negro Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS