plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEM CONTROLE

Governo de Bolsonaro bate recorde de denúncias de assédio

Apenas entre janeiro e junho de 2022, em média, quatro relatos de assédio são feitos por dia em ouvidorias de órgãos federais. Durante o governo Bolsonaro, até aqui, houve 2,7 mil denúncias.

Imagem ilustrativa da notícia Governo de Bolsonaro bate recorde de denúncias de assédio camera Denúncias de assédio moral e sexual em órgãos do Governo Federal se multiplicam em 2022 | Reprodução/Pinterest

Após a repercussão dos casos de assédio sexual cometidos pelo então presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, o assunto ficou em evidência, especialmente pelo teor dos relatos das vítimas, que acenderam o alerta para a ocorrência de casos parecidos em outros órgãos do Governo Federal.

Pois os dados de painel da Controladoria-Geral da União (CGU) mostram que as denúncias de assédio moral e sexual praticamente dobraram entre janeiro e junho de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021.

Veja também:

Pedro Guimarães esteve em quase 30 lives com Bolsonaro

Ex-presidente da Caixa xinga e ameaça em áudios vazados

Entre 1º de janeiro e a última quarta-feira (29/6), foram registradas 704 denúncias desses tipos. Isso equivale a cerca de quatro queixas por dia. Deste total, 545 tratam de assédio moral e 85 de assédio sexual.

A quantidade de casos em 2022 é 93% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram computadas 364 denúncias.

Nunca antes tinham sido feitas tantas queixas como agora, segundo a série histórica da CGU, iniciada em 2015. Confira:

GOVERNO BOLSONARO

Somente no governo de Jair Bolsonaro (PL) – ou seja, desde 1º de janeiro de 2019 –, há registro, até agora, de 2,7 mil manifestações de assédio sexual ou moral. Dessas, 2,3 mil foram respondidas, 106 estão em tratamento e 250 restaram arquivadas. Apenas duas foram encaminhadas para órgão externo, de acordo com o painel.

Nesse período, o Ministério da Economia lidera a lista de denúncias recebidas, com 260 manifestações. Em seguida, aparecem no ranking a própria CGU (105), o Ministério da Educação (103), a Universidade Federal de Goiás (81), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (65) e o Ministério da Saúde (62).

Apesar das várias recentes denúncias na Caixa Econômica Federal que envolviam diretamente o nome do então presidente do banco, Pedro Guimarães, o painel da Controladoria-Geral do União não registrou nenhum caso de assédio no órgão desde o início da série histórica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias