plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CASO BRUNO E DOM

Comissão aprova pedido de afastamento do presidente da Funai

Comissão argumenta que Marcelo Xavier esteve inerte em relação ao caso Bruno e Dom, além de dificultar atividades desenvolvidas por servidores da Funai com os povos indígenas

Imagem ilustrativa da notícia Comissão aprova pedido de afastamento do presidente da Funai camera Requerimento foi aprovado hoje após ser submetido para a comissão | Valter Campanato - Agência Brasil

Foi aprovado, nesta quarta-feira (6), um requerimento solicitando o afastamento imediato do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública referente ao caso de Bruno Pereira e Dom Phillips.

+ Bruno e Dom: PF solta homem que teria confessado crime

O pedido foi feito pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados e requerido pela deputada federal Vivi Reis (Psol/PA). No documento, foi pontuado que Xavier atuou “para dificultar as atividades desenvolvidas por servidores da Funai que estão em contato direto com os povos indígenas”, o que, segundo a parlamentar, teria ficado evidente durante uma diligência realizada pela Comissão na semana passada.

“Passado um mês da tragédia, a Funai não abriu um único inquérito administrativo para acompanhar a questão, e não tomou qualquer medida efetiva para garantir a proteção de seus servidores”, afirmou a deputada no requerimento.

Outro requerimento sobre o assunto também foi submetido e aprovado hoje. Esse solicita que a Funai elabore e implemente um Plano Emergencial para Ações de Proteção Territorial do Vale do Javari.

Desaparecimento e morte

O caso Bruno e Dom ficou conhecido no mundo no mês passado. Os profissionais estavam desaparecidos no interior do Amazonas desde 5 de junho e seus corpos foram encontrados e identificados longas semanas depois.

+ O crime organizado é a metástase da destruição da Amazônia

O jornalista inglês Dom Phillips, do The Guardian, trabalhava em uma reportagem na companhia do indigenista Bruno Pereira e se preparavam para fazer um trajeto de barco que levaria somente duas horas entre a comunidade ribeirinha de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias