plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

Lula tem 51% entre jovens das capitais; Bolsonaro 20%

Pesquisa Datafolha, que foi realizada com eleitores entre 16 e 29 anos, também aponta reprovação do governo federal para 55% dos eleitores dessa faixa etária. e

Imagem ilustrativa da notícia Lula tem 51% entre jovens das capitais; Bolsonaro 20% camera Vantagem de entre eleitores mais se mantém estável. | (Montagem: Ricardo Stuckert/Divulgação e Natanael Alves/Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa para a sucessão de Jair Bolsonaro (PL) entre adolescentes e jovens de 12 capitais, aponta o Datafolha. O petista tem 51%, ante 20% do presidente e 12% do pedetista Ciro Gomes.

O instituto fez perguntas sobre eleição e política a pessoas de 16 a 29 anos nos dias 20 e 21 de julho, numa pesquisa à parte de seu levantamento periódico sobre a corrida presidencial, que está sendo realizado nesta semana em todo o país e será divulgado na tarde desta quinta-feira (28).

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa: 52% dos jovens preferem Lula; Bolsonaro 21%

Ministério Público lança tira-dúvidas sobre as eleições 2022

Nesta pesquisa em separado com jovens, foram ouvidos 935 eleitores desta faixa etária em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o trabalho está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05688/2022.

O resultado guarda semelhança com o aferido nacionalmente na rodada anterior da pesquisa ampla do Datafolha, ainda que os levantamentos não possam ser diretamente comparáveis. Em junho, o estrato mais jovem da amostra da pesquisa, de 16 a 24 anos, apontava Lula com 54%, Bolsonaro com 24% e Ciro, com 10%. Esse grupo representa 15% da população.

Essa pesquisa à parte mostra outros candidatos bem abaixo, repetindo a tendência nacional. André Janones (Avante) tem 2%, Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) somam 1%. Não pontuam Eymael (DC), Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos) e Felipe D'Ávila (Novo).

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado é questionado sobre sua preferência sem ter uma lista de candidatos à mão, Lula tem 41% de citações, Bolsonaro, 17%, e Ciro, 3%. Aqui, 25% dizem não saber ainda em quem votarão e 13%, que não apoiarão ninguém.

​Lula tem melhor desempenho entre jovens mulheres: 58%, ante 16% de Bolsonaro e 10%, de Ciro. Entre homens, marca 44%, enquanto o presidente tem 24% e o pedetista, 14%.

O atual ocupante do Planalto ultrapassa numericamente o antecessor entre evangélicos, num empate técnico improvável no limite máximo da margem de erro no qual tem 36% e Lula, 30%.

Posicionamento político

O Datafolha quis saber as preferências dos jovens no primeiro turno de acordo com seu posicionamento político declarado, que se mostrou homogêneo: 32% se dizem de esquerda, 30%, de centro, e 33%, de direita, os campos aqui compreendendo o espectro do centro ao extremo.

Entre os direitistas, Bolsonaro tem vantagem sobre Lula: 42% a 35%, com Ciro marcando 7%. Previsivelmente, na esquerda o petista marca 78% das intenções de voto, seguido pelo pedetista (11%) e pelo presidente (4%). No centro, o ex-presidente tem 40%, o ex-ministro 19% e o presidente, 14%.

Em uma simulação única de segundo turno, entre Lula e Bolsonaro, 61% dizem votar no petista e 27%, no candidato do PL. Os votos de Ciro Gomes aqui vão majoritariamente para Lula, com 52% de seus apoiadores dizendo votar no ex-presidente e 25%, no atual.

O presidente é o candidato mais rejeitado, entre os principais concorrentes. Não votariam de jeito nenhum nele 67% dos ouvidos, ante 32% que falam o mesmo de Lula e 22%, de Ciro Gomes.

Tal percepção é ainda superior à rejeição ao governo de Bolsonaro: consideram o titular do Planalto ruim ou péssimo 55%.

Na população em geral, ressalvando que são pesquisas diferentes, em junho 47% o reprovavam. Para 31% dos ouvidos, Bolsonaro faz um governo regular, e apenas 13% o aprovam, considerando sua gestão ótima ou boa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias