plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SAÚDE DOS IDOSOS

Como evitar quedas, o maior dos problemas de saúde em idosos

Com um aumento no número de pessoas idosas, cuidados no cotidiano são importantes para reduzir o número de acidentes

Imagem ilustrativa da notícia Como evitar quedas, o maior dos problemas de saúde em idosos camera Cerca de 30% das pessoas idosas caem, a cada ano. | Reprodução

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é que em 2060, o número de idosos deva chegar a 25,5% da população brasileira. E, uma década antes, a expectativa é que no Brasil, e em todo o mundo, existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos.

Estes dados mostram a realidade para a qual o mundo se encaminha. Envelhecer demanda alguns cuidados específicos, principalmente, quando falamos no ambiente residencial. Um dos grandes fatores que influenciam diretamente na vida da pessoa idosa é a instabilidade postural e a alteração da marcha, que aumentam o risco de quedas.

Varíola dos macacos: Brasil ainda sem vacina e terá poucas

Cerca de 30% das pessoas idosas caem, a cada ano. Esta taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de 80 anos. Dos que caem, cerca de 2,5% requerem hospitalização e desses, apenas metade sobrevive após um ano. Os dados são apresentados pelo Caderno de Atenção Básica, voltado para o envelhecimento da pessoa idosa, do Ministério da Saúde. O caderno ainda informa que a maioria das quedas acidentais ocorrem dentro de casa ou em seus arredores, geralmente durante o desempenho de atividades cotidianas como caminhar, mudar de posição e ir ao banheiro, e cerca de 10% ocorrem em escadas.

O médico Bruno Sampaio, coordenador dos médicos da família do Sistema Hapvida, dá algumas orientações preventivas que podem ser adotadas no dia a dia para diminuir o risco de quedas. "Reduzir o número de tapetes, adotar o uso de corrimão em banheiros e outros ambientes da casa, assim como o uso de calçados adequados. Deve-se evitar usar chinelas, sandálias baixas para diminuir o risco de queda, e se necessário, a depender da limitação de mobilidade do idoso, o uso de bengalas ou andadores”.

Nova Carteira de Identidade começa a ser emitida hoje

Estas medidas simples podem ser implementadas no cotidiano, tendo em vista que as quedas representam um sério problema para as pessoas idosas e estão associadas a elevados índices de morbi-mortalidade e redução da capacidade funcional.

Bruno Sampaio esclarece que a família do idoso deve procurar um médico, a partir da primeira queda, para evitar problemas futuros e maiores. "Uma vez esse idoso tendo uma queda, obviamente é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde para descartar risco de fraturas nesses idosos. Descartando a fratura é preciso também trabalhar o aspecto psicológico e garantir a segurança desse idoso, para que ele não tenha mais risco de queda, tendo também as medidas preventivas", finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias