Os canais de comunicação por meio das mídias digitais ganharam destaque indiscutível desde a pandemia. Diante desse contexto, as modalidades de golpes e fraudes tambpém estão se diversificando cada vez mais rápido. Perfis falsos em redes sociais que enviam mensagens diretas, ligações telefônicas, mensagens de texto ou WhatsApp e outros aplicativos de mensagens fazem parte do arsenal dos estelionatários.

Uma dessas trapaças que tem se tornado corriqueira é a do chamado "golpe do falso motoboy", cujo exemplo mais recente resultou na prisão de dois homens acusados de estelionato, na última terça-feira (9), em Belém.

LEIA TAMBÉM:

Prostituta ajuda Polícia a prender dupla procurada em Belém

Ana Maria Braga alerta fãs para golpe do Pix com seu nome
Entre os mais praticados está golpe do falso motoboy, que teve crescimento de 271% entre 2020 e 2021. Nesse caso, o cliente recebe uma ligação de um golpista que diz ser de um funcionário do banco, informando que o cartão de crédito foi clonado.

Em seguida, solicita a senha do cartão e pede para que ele seja cortado, exceto o chip. Logo depois, comunica ao cliente que um motoboy está a caminho da residência para resgatar o cartão pessoalmente, o que permite o uso para compras.

De acordo com um mapeamento feito pelos bancos e pela polícia, tendo como base os relatos das vítimas, os principais alvos desse golpe são as pessoas que têm pouca familiaridade com o ambiente digital ou com o uso de aplicativos de Internet Banking, e que não costumam conferir regularmente seus extratos e informações bancárias online.

Mecânica do golpe

Este tipo de fraude começa com uma ligação telefônica de um falso atendente de banco, por isso é importante estar atento para jamais fornecer dados bancários por telefone. Caso precise acionar o banco, ligue você mesmo para um número de contato já conhecido.

Geralmente, os criminosos adquirem ilegalmente os dados da vítima, como nome completo, telefone e instituição bancária, por meio da prática do phishing.  Em seguida, os golpistas fazem o primeiro contato com uma ligação telefônica.

No outro lado da linha está um falso atendente do banco. Inicialmente, ele informa que a ligação tem apenas o objetivo de confirmar a realização de compras com o cartão de crédito do suposto cliente. Assustada, a vítima nega ter feito as transações de compra e, naturalmente, pede que a operação seja cancelada.

O atendente finge atender o pedido, mas informa que o cartão deve ter sido clonado e que, por esse motivo, a melhor solução é inutilizá-lo. É nesse momento que ele pede que a vítima digite a senha e corte o cartão ao meio.

A conclusão do golpe se efetua quando o falso funcionário comunica a vítima de que ela terá que entregar o cartão para a realização de uma perícia policial. Assim, ele solicita o endereço residencial e informa que um motoboy está sendo enviado para o local.

A vítima entrega o cartão cortado em duas partes, mas ainda legível e com o chip intacto, o que ainda permite a realização de compras e transações financeiras. Quando a vítima percebe o golpe, os criminosos já efetuaram compras até o limite de crédito. 

Como se proteger do "Golpe do falso Motoboy"

De acordo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a regra geral para não cair em fraudes digitais é desconfiar sempre de ofertas recebidas com promoções imperdíveis, alertas sobre questões urgentes e outras artimanhas utilizadas para convencer as vítimas.

Confira os métodos usados pelos criminosos para você seus dados sem saber:

a) Clicar em um link desconhecido (phising);

b) Passar informações e dados pessoais e bancários por telefone (falso atendente);

c) Pagar um boleto adulterado (falso boleto);

d) Entregar o cartão a desconhecidos, como é o caso do golpe do falso motoboy.

Neste específico, os bancos recomendam três pontos de atenção:

1 - As instituições bancárias nunca recolhem os cartões, em nenhuma hipótese, nem mesmo os cartões vencidos ou inutilizados.

2 - Caso você precise se desfazer de um cartão, certifique-se de destruir o cartão cortando o chip ao meio. Não dê essa tarefa a outra pessoa, faça você mesmo.

3 - Os atendentes de bancos não solicitam senhas ou código do dispositivo de segurança em ligações. A recomendação é não fornecer e nem digitar no teclado do telefone.

Saiba quais cuidados tomar para não cair no golpe do falso motoboy. Foto: (Foto: Reprodução Agência Brasil)

MAIS ACESSADAS