plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

TSE emite zerésima e prova não haver votos em nenhuma urna

A emissão da zerésima, documento impresso por cada urna antes da votação, comprova que não há votos registrados ou computados.

Imagem ilustrativa da notícia TSE emite zerésima e prova não haver votos em nenhuma urna camera A emissão da zerésima de cada urna eletrônica garante a segurança e transparência da eleição. | (Foto: Abdias Pinheiro/TSE)

Na tarde deste sábado (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a emissão da zerésima, relatório do Sistema de Gerenciamento da Totalização que mostra não haver qualquer voto computado nas urnas eletônicas que serão utilizadas na votação deste domingo (2). Além disso, também foi feita a verificação dos sistemas eleitorais da Corte.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, os procedimentos realizados ]possuem dupla função. "São duas comprovações: de que o sistema é íntegro e autêntico e de não há votos computados nas urnas no momento", explicou.

LEIA TAMBÉM:

Votação segue horário de Brasília em todo o país; entenda!

Ipespe: 2° turno é dúvida com Lula com 49% e Bolsonaro 35%

O relatório zerésima é um documento produzido a partir do banco de dados da Justiça Eleitoral, mostrando que nenhum voto foi registrado antes do início da votação. No caso do TSE, em Brasília, o resultado é referente à eleição presidencial, enquanto que nos Tribunais Regionais Eleitorais serão verificados os demais cargos, também neste sábado. Outra zerésima será emitida no domingo, às 7 horas.

De acordo com o chefe da Sessão de Totalização e Divulgação, Alberto Cavalcante, a confirmação também demonstrou que o sistema que está rodando no Centro de Processamento de Dados (CPD) do TSE é exatamente o mesmo assinado pelas entidades fiscalizadoras em 2 de setembro, quando houve as urnas foram lacradas.

Os procedimentos realizados na véspesa das eleições fazem de uma série de comprovações da integridade dos sistemas do TSE e do processo eleitoral deste ano, que teve sua credibilidade contestada, mesmo sem quaisquer provas, pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

O evento foi acompanhado de perto por representantes das Forças Armadas, além de também ter contado com a presença de observadores do Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O único partido que compareceu foi o PV.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias