plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
JUSTIÇA

Empresário é preso por racismo após rejeitar trabalhadora

Ele afirmou que a candidata à vaga de emprego tinha "pele abaixo do padrão".

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Empresário é preso por racismo após rejeitar trabalhadora camera Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o homem foi conduzido ao 19ª DP (Tijuca) | Reprodução

O dono de uma loja foi preso em flagrante por racismo no Méier, zona norte do Rio de Janeiro, após afirmar que uma candidata à vaga de emprego tinha "pele abaixo do padrão".

Beatriz Souza, 27, tinha visto um anúncio de vaga de emprego na porta do estabelecimento e se interessou pela oportunidade. Ao conversar com o dono, um chinês de 37 anos, foi informada de que não havia oferta de trabalho e apontou para o braço dela, indicando o tom da pele da candidata.

Beatriz ainda disse que o homem a informou que não falava português e escreveu uma frase em mandarim no tradutor, que dizia: "A mulher tinha uma pele abaixo do padrão então ela não foi recrutada para o trabalho".

Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o homem foi conduzido a uma delegacia e preso em flagrante por crime de racismo.

RACISMO X INJÚRIA RACIAL

A Lei de Racismo, de 1989, engloba "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". O crime ocorre quando há uma discriminação generalizada contra um coletivo de pessoas. Exemplo disso seria impedir um grupo de acessar um local em decorrência da sua raça, etnia ou religião.

O autor de crime de racismo pode ter uma punição de 1 a 5 anos de prisão. Trata-se de crime inafiançável e não prescreve. Ou seja: no caso de quem está sendo julgado, não é possível pagar fiança; para a vítima, não há prazo para denunciar.

Já a injúria racial consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem a fim de atacar a dignidade de alguém de forma individual. Um exemplo de injúria racial é xingar um negro de forma pejorativa utilizando uma palavra relacionada à raça.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias