A família de um paciente do Hospital Regional de Gurupi (TO) acionou o Ministério Público para denunciar o que classificou como descaso da instituição com o homem de 64 anos, que teve mais de 130 larvas retiradas da boca, após mais de uma semana de internação.
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José Nonato da Costa sofreu um acidente de moto no dia 18 e ficou com lesões no rosto. Ele foi internado a princípio no município de Aliança, sendo encaminhado para Gurupi em seguida.
Segundo o filho de Nonato, Vando Pinto Costa, ele recebeu os primeiros atendimentos no corredor da instituição e estava com inchaço na língua e na região da boca. A área voltou ao normal na manhã do dia seguinte, mas o inchaço se intensificou no dia 20, quando o paciente começou a apresentar dificuldades até de respirar.
"Nesse período a gente já tinha feito a tomografia da cabeça, mas não tinha olhado para esse problema da boca. A gente sempre solicitava ao médico que investigasse. Eles fizeram troca de medicamento, mas não fizeram o exame [na boca]", explicou o filho.
Segundo ele, após uma semana de internação um especialista bucomaxilar avaliou o pai dele e chegou a dar alta para o homem [especificamente para a área bucomaxilar], constatando apenas uma fratura na região do nariz.
"Seguíamos em sofrimento. Ele já não estava respirando direito. No outro dia, por volta de meio-dia, chegou outro especialista. Ele ia passando no corredor, minha cunhada chamou ele e ele foi avaliar meu pai. Ele que constatou as larvas na boca dele. Esse médico foi essencial para a vida do meu pai", afirmou Vando.
Após a retirada das larvas, a família do homem notou melhora imediata no inchaço na região da boca. Ele ainda está internado na UTI do hospital, mas já consegue se comunicar.
INVESTIGAÇÃO
A família procurou o Ministério Público, que informou à reportagem que um procedimento administrativo foi instaurado hoje para apurar "eventual negligência no atendimento por parte do médico". O caso será investigado pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, responsável pela defesa do direito à saúde.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Tocantins afirmou que "preza pelo atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde". O órgão também disse que abrirá uma sindicância para apurar os cuidados dispensados ao paciente.
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