plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DENÚNCIA

TO: paciente tem 130 larvas na boca e hospital é investigado

A família do paciente, que está internado no Hospital Regional de Gurupi, no Tocantins, acionou o Ministério Público para denunciar o caso.

Imagem ilustrativa da notícia TO: paciente tem 130 larvas na boca e hospital é investigado camera O idoso de 64 anos teve mais de 130 larvas retiradas da boca. | Reprodução

A família de um paciente do Hospital Regional de Gurupi (TO) acionou o Ministério Público para denunciar o que classificou como descaso da instituição com o homem de 64 anos, que teve mais de 130 larvas retiradas da boca, após mais de uma semana de internação.

Pai esquece bebê dentro de agência bancária e chama polícia

Casal é preso por praticar assaltos com pistola de brinquedo

José Nonato da Costa sofreu um acidente de moto no dia 18 e ficou com lesões no rosto. Ele foi internado a princípio no município de Aliança, sendo encaminhado para Gurupi em seguida.

Segundo o filho de Nonato, Vando Pinto Costa, ele recebeu os primeiros atendimentos no corredor da instituição e estava com inchaço na língua e na região da boca. A área voltou ao normal na manhã do dia seguinte, mas o inchaço se intensificou no dia 20, quando o paciente começou a apresentar dificuldades até de respirar.

"Nesse período a gente já tinha feito a tomografia da cabeça, mas não tinha olhado para esse problema da boca. A gente sempre solicitava ao médico que investigasse. Eles fizeram troca de medicamento, mas não fizeram o exame [na boca]", explicou o filho.

Segundo ele, após uma semana de internação um especialista bucomaxilar avaliou o pai dele e chegou a dar alta para o homem [especificamente para a área bucomaxilar], constatando apenas uma fratura na região do nariz.

"Seguíamos em sofrimento. Ele já não estava respirando direito. No outro dia, por volta de meio-dia, chegou outro especialista. Ele ia passando no corredor, minha cunhada chamou ele e ele foi avaliar meu pai. Ele que constatou as larvas na boca dele. Esse médico foi essencial para a vida do meu pai", afirmou Vando.

Após a retirada das larvas, a família do homem notou melhora imediata no inchaço na região da boca. Ele ainda está internado na UTI do hospital, mas já consegue se comunicar.

INVESTIGAÇÃO

A família procurou o Ministério Público, que informou à reportagem que um procedimento administrativo foi instaurado hoje para apurar "eventual negligência no atendimento por parte do médico". O caso será investigado pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, responsável pela defesa do direito à saúde.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Tocantins afirmou que "preza pelo atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde". O órgão também disse que abrirá uma sindicância para apurar os cuidados dispensados ao paciente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias