plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ANÚNCIO

Lula indica Alckmin e outros 15 nomes para ministérios; veja

Ao todo, já são 22 nomes anunciados pelo presidente eleito para compor equipe ministerial em sua gestão, que se inicia em 1º de janeiro de 2023; confira a lista.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Lula indica Alckmin e outros 15 nomes para ministérios; veja camera Presidente eleito anunciou mais 16 nomes para sua equipe ministerial; confira! | Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (22), novos ministros que estarão junto com ele à frente do governo a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Diplomado, até o momento o petista divulgou os chefes de seis das 37 pastas da Esplanada dos Ministérios.

São eles: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), anunciados em 9 de dezembro.

Veja também:

Flávio Dino anuncia secretário e novo diretor-geral da PRF

Câmara aprova PEC da Transição e votação segue para o Senado

No último dia 11 foi confirmada a cantora Margareth Menezes (Cultura), após pressão para a indicação de uma mulher. Lula também já apresentou Aloizio Mercandate como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O novo governo deve seguir a estrutura do segundo mandato de Lula, entre 2003 e 2011. Nesse sentido, ocorre a recriação de ministérios como o da Cultura, Esportes, Cidades, Igualdade Racial e Pesca.

Outras pastas serão fragmentadas para cuidar de diferentes temas. Um exemplo é o atual ministério da Economia, que passa a ser dividido em Fazenda, Planejamento, Gestão e Inovação e Indústria e Comércio.

Além disso, há a criação de ministérios inéditos, como o dos Povos Originários, uma promessa de campanha de Lula. O Executivo também passa a ter um órgão específico para Portos e Aeroportos, desmembrado do atual Ministério da Infraestrutura.

ANÚNCIOS

O futuro chefe da Casa Civil, Rui Costa, prometeu o anúncio de “quase a totalidade” dos nomes nesta quinta, porém, apenas 16 novos nomes foram divulgados pelo presidente Lula em evento sediado no Gabinete de Transição, em Brasília; veja:

- Alexandre Padilha (Relações Institucionais);

- Márcio Macedo (Secretaria-Geral);

- Jorge Messias (Advocacia-Geral da União);

- Nísia Trindade (Saúde);

- Camilo Santana (Educação);

- Esther Dweck (Gestão);

- Márcio França (Portos e Aeroportos);

- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);

- Cida Gonçalves (Mulheres);

- Wellington Dias (Desenvolvimento Social);

- Margareth Menezes (Cultura)– anunciada novamente;

- Luiz Marinho (Trabalho);

- Anielle Franco (Igualdade Racial);

- Silvio Almeida (Direitos Humanos);

- Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio);

- Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União).

Espera-se que o anúncio dos demais ministros ocorra ainda na semana que vem. Lula chegou a dizer que faltam 13 nomes a serem divulgados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias