Ano novo, planos novos. Um deles, em geral, é o mesmo: ganhar mais dinheiro e fazer ele render. Para isso, investimentos são fundamentais.
No entanto, Antes de escolher o melhor investimento é necessário entender que o mercado financeiro depende da economia e política do País. E para quem deseja investir o dinheiro neste ano, precisa estar atento a alguns índices. Principalmente por causa do novo governo presidencial e a renovação de grande parte do legislativo.
Como o cenário político afeta os movimentos do mercado financeiro, o mercado deve observar como será a postura do novo governo: mais contido ou mais agressivo nos gastos públicos.
O mercado também vai ficar de olho na atitude do novo governo em relação ao teto de gastos e os nomes que irão fazer parte da equipe econômica
Auxílio Brasil: divulgado calendário de pagamentos para 2023
Acontecimentos internacionais também afetam a economia e consequentemente, a bolsa brasileira. Exemplos disso é a Guerra na Ucrânia.
Estes são os aspectos que devem afetar os movimentos do mercado: incertezas sobre a política econômica do governo Lula, inflação alta, guerra na Ucrânia e etc.
Confira os melhores e principais investimentos para 2023:
1- Ações
As ações são frações de empresas negociadas na bolsa de valores. Sendo assim, ao investir em ações de certa empresa, você se torna sócio da companhia.
As ações podem ser uma boa opção para 2023, mas com foco no longo prazo.
2- Fundos imobiliários
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são um tipo de fundo de investimento, com foco na aplicação em imóveis ou títulos relacionados ao setor imobiliário.
Assim como as ações, os fundos imobiliários são uma boa opção para o longo prazo. Contudo, eles costumam ser escolhidos, sobretudo, para quem gosta de receber proventos.
3- Fundos de investimento
Os fundos de investimento funcionam como uma reunião de investidores com foco na aplicação em um setor ou ativo em específico.
Sendo assim, existem vários tipos de fundos de investimentos, de acordo com o tipo de ativo que ele investe.
4- ETFs nacionais
A sigla ETF significa Exchange Traded Funds. Basicamente, é um tipo de fundo que investe nos mesmos ativos do índice de referência.
5- Renda fixa
Por fim, outra opção de investimento para 2023, são os ativos de renda fixa. Eles podem ser uma boa opção de aplicação, por causa da Selic alta.
Isso porque, com a Selic alta, os ativos de renda fixa oferecem uma rentabilidade mais alta. Sendo assim, vale a pena ficar de olho para aproveitar os ativos que oferecem as melhores opções.
COMO GANHAR DINHEIRO COM JUROS?
Com a Selic alta, os títulos de renda fixa passam a oferecer um retorno mais alto. Portanto, investir nesse tipo de ativo pode ser uma boa opção.
Sendo que existem vários tipos de títulos de renda fixa como, por exemplo:
- Tesouro direto
- Certificados de Depósito Bancário (CDBs)
- Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
Uma dica extra para aproveitar a alta da Selic ao investir na renda fixa, é optar por títulos atrelados ao IPCA.
Isso porque esses títulos pagam uma taxa de juros mais a inflação do período. Sendo assim, você fica protegido contra a inflação alta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar