Diego Kaliniski, 26, foi morto a tiros por um policial militar durante abordagem na madrugada deste domingo na cidade de Vera (MT).
De acordo com a PM de Mato Grosso, policiais foram acionados para uma ocorrência de perturbação do sossego. Afirmaram ter visto um grupo reunido em volta de um carro com música alta e pediram a documentação do veículo.
Segundo a versão da polícia, Kaliniski apresentou o documento pelo celular, mas tentou pegar o cassetete de um deles e ofendeu verbalmente os oficiais. Em seguida, teria resistido à abordagem, ao que o PM anunciou sua prisão por desacato.
Logo depois, o jovem e os PMs entram em confroto físico. Em determinado momento, Diego pega o cassetete de um dos policiais e tenta agredi-lo, como é possível ver no vídeo. Como resposta, o policial realiza os disparos.
Ao menos três tiros atingiram Diego. Outro atingiu o irmão da vítima —ele foi internado, de acordo com a nota da PM, e não há informações sobre seu estado de saúde.
"Dada a superioridade numérica e a agressividade dos suspeitos [...], esses meios foram insuficientes, sendo necessária a utilização da arma de fogo, que fora utilizada moderadamente", diz a PM.
Pelo vídeo e relato da PM, não há registro de porte de arma de fogo por parte do grupo de jovens, nem houve disparos contra os policiais.
A PM informa ainda que a vítima possui "diversos registros criminais por condutas similares (desacata, desobediência, resistência, poluição sonora, lesão corporal e vias de fato)".
"O Governo de Mato Grosso reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade", diz a nota enviada pela assessoria. O UOL Notícias tenta contato com familiares da vítima.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar