Fiéis de igrejas evangélicas começaram um movimento recente de se reunir em espaços públicos para fazer uma espécie de coro musical. Vários vídeos que registraram esses momentos viralizaram nas redes sociais, e mostram que a cantoria toma conta dos locais.

Agora, a iniciativa também está sendo realizada por membros de religiões de matrizes africanas. Mais de 300 fiéis da umbanda, candomblé, e ifá se reuniram de surpresa no Norte Shopping, no bairro Cachambi, no Rio de Janeiro.

Um flashmob do povo de terreiro, organizado por André Gabeh, no Norte Shopping: pic.twitter.com/j36gK5qCVa

— Chico Alves (@ChicoAlvesRio) May 1, 2023

Juntos, eles entoaram cânticos tradicionais das religiões afro e toda a manifestação ocorreu de forma tranquila. O organizador da manifestação religiosa foi o cantor compositor e escritor André Gabeh. "Vi os evangélicos ocupando os espaços, cantando os hinos deles, então falei: 'Legal, se alguns podem, todo mundo pode'. E resolvi fazer também", afirmou em entrevista ao UOL.

Ainda de acordo com o organizador, essas manifestações religiosas fazem parte da cultura e precisam de mais visibilidade.

"As pessoas têm que ser vistas, não podemos ficar escondidos. As outras religiões estão por todos os lugares, porque nós vamos ficar confinados ao lugar do mistério, do sinistro? A gente tem que se dar essa visibilidade, porque além de religião, essas são expressões de cultura", declara o cantor.

O "flashmob" foi organizado pelo ex-BBB André Gabeh Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS