O sistema de transferência por meio de PIX é uma opção rápida, segura e muito prática. O modelo já caiu nas graças dos brasileiros e hoje é uma das principais formas de pagamento. 

Mas toda essa praticidade e facilidade pode também ter seus problemas. Às vezes, na pressa, muitas pessoas acabam digitando a chave pix errada e não consultam os dados de quem vai receber e acabam enviando o dinheiro para outras pessoas. 

E aí, vem aquela dor de cabeça. Como resolver a situação? Dá para cancelar a transferência? 

Brasileiros usam cada vez menos dinheiro em espécie, diz BC

Infelizmente, o cancelamento da transferência via pix só pode ser feito se ela for agendada, quando o dinheiro ainda não foi enviado para o destinatário. 

O que fazer quando mandar um pix errado? 

Tentar contato com o destinatário: A primeira coisa, e o mais comum, é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro de forma errada.

Nesse caso, é possível ter acessos ao contato do destinatário por meio dos dados da transferência, como agência bancária, nome completo e se a chave pix for telefone ou email, é mais fácil fazer o contato. 

Acionar o banco: Caso você não consiga contato com a outra pessoa ou ela não manifestou vontade de devolver o dinheiro, é preciso entrar em contato com o banco. 

Negócios aliam sustentabilidade e inovação e mudam o futuro

Na instituição, eles têm acesso mais detalhado dos dados do destinatário e podem fazer contato direto com o banco da pessoa que recebeu, para que a devolução do dinheiro ocorra. 

Boletim de ocorrência: Se nenhuma das opções acima der certo, é preciso fazer um boletim de ocorrência e acionar a justiça. Porque assim, no processo, será possível comprar que houve a transferência errada, o juiz fará o reconhecimento, e obrigará que o recebedor faça a devolução. 

Em casos de golpes, é preciso um processo um pouco mais complicado. Assim, que você perceber que foi vítima de um golpe, entre imediatamente em contato com o banco, atualmente, eles disponibilizam atendimento por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução), para que o valor seja bloqueado na conta do criminoso.

Assim, o banco do fraudador, tem até sete dias para analisar o caso e fazer a devolução do dinheiro. 

É possível recuperar o dinheiro que foi mandado errado Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

MAIS ACESSADAS