Mulheres da Associação Maria Bonita apresentam o Arraial Maria Bonita, com diversas atrações musicais como os DJs Me Gusta e Estamyna, banda do Bloco, Lins e Banda, entre outros. A ONG se dedica a promover ações em prol de mulheres diagnosticadas e sobreviventes do câncer, em especial do câncer de mama. O evento acontece neste sábado (1º).

Fundada há quatro anos, a ONG mobiliza 30 voluntários promovendo ações e eventos que chegam a atender 230 a 300 pacientes paraenses por ano. A renda da festa junina será destinada a ações voltadas à causa.

O câncer de mama é o mais incidente entre mulheres de todas as regiões do Brasil. São diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama por ano no País, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Nesse cenário, surgiu a ideia de um projeto para apoiar mulheres diagnosticadas, mas com poucos recursos para enfrentar o tratamento oncológico, que impõe desafios que estão além do tratamento médico e os efeitos colaterais. 

A idealizadora da Associação Maria Bonita é Fabize Muinhos, diagnosticada com câncer de mama e que teve que superar muitos obstáculos para vencer a doença e recuperar a autoestima.

A ideia inicial do Maria Bonita foi ampliar a rede de informação para mulheres sobre a importância dos exames preventivos, além de promover ações sistemáticas de saúde, esporte, arte, cultura e lazer com foco na melhoria da qualidade de vida, saúde física e emocional da paciente e sua rede de apoio, ampliando a autoestima no momento em que lutam pela cura da doença.

Mãe pede ajuda para tratar câncer raro da filha de 8 anos

Em 2023, Pará deve contabilizar 11.560 casos de câncer

O Maria Bonita promove ações de arte, esporte, cultura, lazer e saúde mental. Visa desenvolver a saúde física, mental e emocional da mulher. Um dos objetivos concretos da ONG é captar recursos, apoio e doações para a aquisição da embarcação “Dragon Boat” (Barco Dragão) para treinamento regular da equipe de Mulheres Sobreviventes do Câncer e estender o atendimento terapêutico a mulheres em tratamento na rede pública e suplementar de saúde.

Outra ação de destaque da ONG é a Ação Recomeços, realizada em parceria com cirurgiões plásticos do Pará, dermatologistas e tatuadores, com doações de próteses de silicone de e para uso externo em mulheres mastectomizadas, reconstrução aureolar, cobertura de cicatrizes e cuidados para o bem estar estético da paciente. 

A festa do Arraial Maria Bonita será no dia 1º de julho, sábado, no Centro Cultural Jucá, na rua Arcipreste Manoel Theodoro, 616.

Um dos objetivos concretos da ONG é captar recursos, apoio e doações Foto: Reprodução/ Internet

MAIS ACESSADAS