O trabalhador brasileiro, CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), têm direito ao saque do FGTS, que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, depositado pela empresa cerca de 8% do valor do salario. 

Apesar do FGTS ser do trabalhador, o saque não pode ser feito a qualquer momento, apenas em caso de demissão, aposentadoria, compra da casa própria, doença grave, falecimento e saque-aniversário, que será liberado neste mês para algumas pessoas. 

Quem tem direito ao novo saque do FGTS

Para aderir ao saque de aniversario ou trocar a modalidade o trabalhador precisa manifestar o interesse a fazer na Caixa Econômica Federal. A solicitação pode ser feitoapor meio do aplicativo. 

PIS/Pasep: Dinheiro não sacado vai para o Tesouro

Nessa nova oportunidade de saque, os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversario, a partir do dia 1° de julho, já podem sacar parte do saldo do Fundo Garantia. 

Além deles, os nascidos nos meses de maio e junho também podem consultar os valores. Em caso de perda de prazo, que fica disponível por até três meses, a pessoa terá que esperar o próximo calendário, do ano de 2024.

Como funciona a modalidade

O saque-aniversario é um modalidade mais recente do FGTS. E opção é uma alternativa para o trabalhador retirar parte do saque-rescisão. É possível resgatar até 50% do saldo, a quantia exata vai depender do quanto cada pessoa têm em suas contas. 

Trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário podem ter direito Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

MAIS ACESSADAS