A Conferência das Partes (COP30) de 2025, terá como missão principal avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris, firmado em 2015. Este tratado internacional, que marcou a 21ª edição da COP, estabeleceu diretrizes ousadas para enfrentar as mudanças climáticas, com o principal objetivo de limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, e aspirações para restringir esse aumento a 1,5°C. Países signatários se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar os esforços para se adaptarem aos impactos das alterações climáticas.
Desde sua entrada em vigor em 2016, o Acordo de Paris tem sido celebrado como um marco na luta contra as mudanças climáticas, apesar dos desafios enfrentados em sua implementação. Como signatário, o Brasil se comprometeu a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em até 37% até 2025, com a intenção de estender essa redução para 43% até 2030. As metas brasileiras também abrangem o aumento do uso de energias alternativas, a promoção de bioenergias sustentáveis, a utilização de tecnologias limpas nas indústrias, a melhoria da infraestrutura de transportes, a diminuição do desmatamento e o reflorestamento de até 12 milhões de hectares.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar