O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (20) que o plano de descarbonização da Amazônia será lançado em agosto. O projeto visa reduzir o uso de óleo diesel na produção de energia na região e implantar ideias mais sustentáveis.  

Com as medidas, o governo pretende substituir a matriz energética de combustível fóssil para fontes renováveis, diminuindo assim a emissão de gases causadores do efeito estufa.

“Nós lançaremos, na Amazônia, um dos maiores programas de descarbonização do planeta. O Norte do Brasil consome R$ 12 bilhões por ano de óleo diesel para tocar sistemas isolados da Amazônia. Nós faremos uma transição desse sistema isolado para uma energia limpa e renovável, dando ao planeta uma sinalização clara do nosso esforço nesse sentido”, declarou o ministro.

Leia mais 

COP 30 em Belém: o que verdadeiramente importa?

Aprovado o Plano de Manejo do Parque Serra das Andorinhas

De acordo com o ministro, uma das principais ações do plano será o as obras para conectar Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional), já que o estado é o único totalmente isolado da malha elétrica do país, e a inauguração da interligação de Parintins ao sistema.

TCU apresenta primeira versão do ClimateScanner

Segundo Alexandre, o uso do etanol e de biocombustíveis é um dos principais caminhos para a descarbonização. Além disso, o governo deve aumentar a mistura de etanol na gasolina comum e estimular a produção de combustível sustentável de aviação combinado com diesel verde.

Confira o conteúdo completo no site Poder360

Ideia é implantar ações mais sustentáveis Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

MAIS ACESSADAS