plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VEJA A POSIÇÃO DE BELÉM, ANANINDEUA E MARITUBA

ONU lança ranking de cidades sustentáveis do Brasil

Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades avalia progresso dos municípios brasileiros em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Sustentabilidade, mudanças climáticas e problemas socias serão temas da COP 30, a COP da Amazônia, que acontecerá em Belém em 2025.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia ONU lança ranking de cidades sustentáveis do Brasil camera Belém, capital do Pará e que será sede da COP 30, está classificação 4.050 | Maycon Nunes (Arquivo Diário do Pará)

O Brasil se destaca como o primeiro país do mundo a possuir uma ferramenta que permite avaliar o posicionamento de todos os seus municípios em relação à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A ferramenta, denominada Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), foi desenvolvida pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) com o apoio do projeto CITinova.

A ferramenta, que é gratuita, compila dados e indicadores dos 5.570 municípios brasileiros, classificando-os com uma pontuação que varia de 0 a 100. Esta pontuação permite identificar as forças e fraquezas de cada município no cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, o IDSC-BR oferece uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos objetivos, e ainda conta com um ranking que permite a comparação entre cidades, estados, regiões e até mesmo diferentes biomas, em relação ao nível de desenvolvimento sustentável.

ONU lança ranking de cidades sustentáveis do Brasil
📷 |ilustração

O IDSC-BR também apresenta um mapa interativo que mede o progresso total das cidades para a realização de todos os 17 ODS. A ideia é não apenas estimular o cumprimento da Agenda 2030, mas também servir como uma oportunidade para as cidades se autoavaliarem e se integrarem na elaboração de políticas e práticas que promovam mais sustentabilidade em suas localidades.

Este índice também pode ser visto como uma ferramenta para conscientizar a sociedade e orientar a ação política municipal, estadual e federal, contribuindo para uma visão integrada dos desafios da cidade e a identificação de temas prioritários para ações e investimentos.

A ferramenta é resultado da colaboração entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), entidade que promove a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais. O trabalho conta com o apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.

As cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS. A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Veja a classificação das principais cidades da Região Metropolitana de Belém:

Belém (PA)

Classificação: 4050Pontuação: 42,58/100

Marituba (PA)

Classificação: 5100Pontuação: 38,76/100

Benevides (PA)

Classificação: 5194Pontuação: 38,23/100

Ananindeua (PA)

Classificação: 5303Pontuação: 37,45/100

ONU lança ranking de cidades sustentáveis do Brasil
📷 |ilustração

Essas classificações são baseadas na pontuação geral que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma pontuação de 100 indica a realização ótima dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) pode ser acessado neste link: idsc.cidadessustentaveis.org.br

Veja mais conteúdo no site parceiro do Amazônia Online

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias